Personality Factors in Adults and Elderly: A comparative study

Autores

  • Valéria Gonzatti PUCRS
  • Adriano Medeiros da Cunha PUCRS
  • Andre Goettems Bastos PUCRS
  • Carmen Moret Tatay Universidad Católica de Valencia
  • Irani Iracema de Lima Argimon PUCRS
  • Tatiana Quarti Irigaray PUCRS

Palavras-chave:

Fatores de personalidade, adultos, idosos, NEO-FFI-R.

Resumo

Ao longo do ciclo vital há uma tendência dos indivíduos aumentarem e/ou diminuírem a amplitude de determinados fatores de personalidade. Objetivo: comparar a amplitude dos Cinco Grandes Fatores de personalidade entre idosos e adultos; verificar o papel das variáveis sociodemográficas em seus fatores de personalidade. Método: estudo transversal,151 participantes de dois grupos etários. O primeiro com 78 idosos (60-85 anos), o segundo com 73 adultos (30-59 anos). Os participantes responderam: ficha de dados sociodemográficos e NEO-FFI-R. Os resultados mostraram que a faixa etária foi considerada significativamente associada aos fatores Neuroticismo, Abertura à experiência e Conscienciosidade. Para faixa etária adulto foi significativo o maior risco para classificação alta em Neuroticismo, Extroversão e Abertura à experiência. Já idosos, o fator Conscienciosidade apresentou maior risco para classificação alta. Conclui-se que os mais jovens tendem a apresentar índices mais altos de Neuroticismo, Extroversão e Abertura à experiência, enquanto que idosos, apresentam maior Conscienciosidade.

Biografia do Autor

Valéria Gonzatti, PUCRS

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). 

Adriano Medeiros da Cunha, PUCRS

Psicólogo, PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

Andre Goettems Bastos, PUCRS

O Prof. Dr. Andre G Bastos possui graduação em Psicologia, Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É especialista em psicoterapia psicodinâmica, em avaliação psicodiagnóstica e em neuropsicologia. Atualmente, o Dr. Andre é PNPD do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul através do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES (PNPD/CAPES), e professor e supervisor titular do Contemporâneo: Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade (CIPT), atuando também como Coordenador Geral do Núcleo de Estudos dos Transtornos de Humor (NETH). O Dr. Andre possui especial interesse em pesquisa clínica sobre depressão e demais transtornos do humor, e também desenvolve estudos e pesquisas de efetividade em tratamentos psicológicos e psiquiátricos, Suas expertises incluem os seguintes tópicos: depressão e transtornos do humor, psicoterapias, e delineamentos e metodologias para estudos de efetividade de tratamentos psicológicos e psiquiátricos. É parecerista de diversas revistas científicas da área da Psicologia e da Psiquiatria. Além disso, é colaborador da Rede Cochrane, coordenando o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde Mental Baseada em Evidências. Áreas em que atua/leciona/pesquisa: - Depressão e Transtornos do Humor - Psicoterapia Psicodinâmica - Avaliação Psicológica - Psicopatologia - Psicopatologia da Infância e Adolescência - Clínica Psicanalítica - Psicometria - Metodologia de Pesquisa - Estatística Aplicada à Psicologia - Pesquisa em Psicologia Clínica. 

Carmen Moret Tatay, Universidad Católica de Valencia

Professora de ciência cognitiva e metodologia em Valencia (Espanha) da Universidad Católica de Valencia, San Vicente Mártir. Mestre em Neurociência Cognitiva pela Universitat de València e Doutora em Matemáticas aplicadas na ciência cognitiva pela Universitat Politécnica de València

Irani Iracema de Lima Argimon, PUCRS

Professora Titular dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Professora Titular do Pós-Graduação do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação e Intervenção Psicológica e Validação e Normatização de Instrumentos Psicológicos.

Tatiana Quarti Irigaray, PUCRS

É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui especialização em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia pela UFRGS. Realizou um Aperfeiçoamento em Neuropsicologia (Fellowship) no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É Doutora e Mestre em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem Pós-Doutorado em Psicologia pela PUCRS. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e da Faculdade de Psicologia da PUCRS, coordenadora do grupo de pesquisa Avaliação, Reabilitação e Interação Homem-Animal (ARIHA). 

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Gonzatti, V., Cunha, A. M. da, Bastos, A. G., Tatay, C. M., Argimon, I. I. de L., & Irigaray, T. Q. (2018). Personality Factors in Adults and Elderly: A comparative study. Avaliação Psicológica, 16(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11921

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.