Personality Factors in Adults and Elderly: A comparative study

Autores

  • Valéria Gonzatti PUCRS
  • Adriano Medeiros da Cunha PUCRS
  • Andre Goettems Bastos PUCRS
  • Carmen Moret Tatay Universidad Católica de Valencia
  • Irani Iracema de Lima Argimon PUCRS
  • Tatiana Quarti Irigaray PUCRS

Palavras-chave:

Fatores de personalidade, adultos, idosos, NEO-FFI-R.

Resumo

Ao longo do ciclo vital há uma tendência dos indivíduos aumentarem e/ou diminuírem a amplitude de determinados fatores de personalidade. Objetivo: comparar a amplitude dos Cinco Grandes Fatores de personalidade entre idosos e adultos; verificar o papel das variáveis sociodemográficas em seus fatores de personalidade. Método: estudo transversal,151 participantes de dois grupos etários. O primeiro com 78 idosos (60-85 anos), o segundo com 73 adultos (30-59 anos). Os participantes responderam: ficha de dados sociodemográficos e NEO-FFI-R. Os resultados mostraram que a faixa etária foi considerada significativamente associada aos fatores Neuroticismo, Abertura à experiência e Conscienciosidade. Para faixa etária adulto foi significativo o maior risco para classificação alta em Neuroticismo, Extroversão e Abertura à experiência. Já idosos, o fator Conscienciosidade apresentou maior risco para classificação alta. Conclui-se que os mais jovens tendem a apresentar índices mais altos de Neuroticismo, Extroversão e Abertura à experiência, enquanto que idosos, apresentam maior Conscienciosidade.

Biografia do Autor

  • Valéria Gonzatti, PUCRS
    Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). 
  • Adriano Medeiros da Cunha, PUCRS
    Psicólogo, PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).
  • Andre Goettems Bastos, PUCRS
    O Prof. Dr. Andre G Bastos possui graduação em Psicologia, Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É especialista em psicoterapia psicodinâmica, em avaliação psicodiagnóstica e em neuropsicologia. Atualmente, o Dr. Andre é PNPD do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul através do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES (PNPD/CAPES), e professor e supervisor titular do Contemporâneo: Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade (CIPT), atuando também como Coordenador Geral do Núcleo de Estudos dos Transtornos de Humor (NETH). O Dr. Andre possui especial interesse em pesquisa clínica sobre depressão e demais transtornos do humor, e também desenvolve estudos e pesquisas de efetividade em tratamentos psicológicos e psiquiátricos, Suas expertises incluem os seguintes tópicos: depressão e transtornos do humor, psicoterapias, e delineamentos e metodologias para estudos de efetividade de tratamentos psicológicos e psiquiátricos. É parecerista de diversas revistas científicas da área da Psicologia e da Psiquiatria. Além disso, é colaborador da Rede Cochrane, coordenando o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde Mental Baseada em Evidências. Áreas em que atua/leciona/pesquisa: - Depressão e Transtornos do Humor - Psicoterapia Psicodinâmica - Avaliação Psicológica - Psicopatologia - Psicopatologia da Infância e Adolescência - Clínica Psicanalítica - Psicometria - Metodologia de Pesquisa - Estatística Aplicada à Psicologia - Pesquisa em Psicologia Clínica. 
  • Carmen Moret Tatay, Universidad Católica de Valencia
    Professora de ciência cognitiva e metodologia em Valencia (Espanha) da Universidad Católica de Valencia, San Vicente Mártir. Mestre em Neurociência Cognitiva pela Universitat de València e Doutora em Matemáticas aplicadas na ciência cognitiva pela Universitat Politécnica de València
  • Irani Iracema de Lima Argimon, PUCRS
    Professora Titular dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Professora Titular do Pós-Graduação do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação e Intervenção Psicológica e Validação e Normatização de Instrumentos Psicológicos.
  • Tatiana Quarti Irigaray, PUCRS
    É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui especialização em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia pela UFRGS. Realizou um Aperfeiçoamento em Neuropsicologia (Fellowship) no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É Doutora e Mestre em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem Pós-Doutorado em Psicologia pela PUCRS. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e da Faculdade de Psicologia da PUCRS, coordenadora do grupo de pesquisa Avaliação, Reabilitação e Interação Homem-Animal (ARIHA). 

Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Como Citar

Personality Factors in Adults and Elderly: A comparative study. (2018). Avaliação Psicológica, 16(3). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11921

Artigos Semelhantes

1-10 de 320

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)