Técnicas de estimação para amostras que violem os pressupostos da normalidade na Análise Fatorial Confirmatória

Autores

Palavras-chave:

técnicas de estimação, distribuição não normal, Análise Fatorial Confirmatória.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de avaliar técnicas de estimação aplicadas a modelos da Análise Fatorial Confirmatória em amostras que violem os pressupostos da normalidade, buscando compreender o desempenho de determinados estimadores nos valores do teste de qui-quadrado (X2), nos índices CFI e RMSEA. Em uma abordagem exploratória, foram analisadas quatro situações distintas de amostras baseadas em estudos empíricos reais, visando uma aproximação com a prática da pesquisa aplicada. Os estimadores analisados tenderam a correções diferenciadas dos valores do teste X2 em amostras que violaram os pressupostos da normalidade. Os valores dos índices CFI e RMSEA revelaram discreta variação em amostras que atenderam os pressupostos da Teoria Elíptica e da Curtose Heterogênea. Porém, em amostras em não conformidade com essas teorias e que também apresentaram excesso de curtose multivariada, os índices CFI e RMSEA alcançaram valores similares para os estimadores averiguados.

Biografia do Autor

Marli Appel da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)

Colaboradora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)

Guilherme Welter Wendt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutorando no Departamento de Psicologia Social e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista PDJ/CNPq.

Irani Iracema de Lima Argimon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção no CicloVital do Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Regina Maria Fernandes Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Pós-Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Publicado

2018-10-15

Como Citar

da Silva, M. A., Wendt, G. W., Argimon, I. I. de L., & Lopes, R. M. F. (2018). Técnicas de estimação para amostras que violem os pressupostos da normalidade na Análise Fatorial Confirmatória. Avaliação Psicológica, 17(4). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/13238

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.