Evidências de validade da escala de comportamentos de aprendizagem de equipe

Autores

  • Raquel Trinchão de Jesus Barouh Universidade de Brasília
  • Katia Puente-Palacios Universidade de Brasília

Palavras-chave:

aprendizagem de equipe, comportamentos de aprendizagem de equipe, medida, validação, análise fatorial

Resumo

A aprendizagem é compreendida como um fenômeno individual, mas se discute que ela possa ocorrer no nível das equipes de trabalho, sendo necessário compreender a natureza do processo nesse nível. O objetivo desta pesquisa foi traduzir e reunir evidências de validade da escala de comportamentos de aprendizagem de equipe. A medida foi traduzida para o português e submetida à análise de juízes. A versão traduzida foi aplicada a 107 estudantes de graduação organizados em equipes, sendo 71% sexo masculino, idade média de 20,85 (DP= 2,85). Os dados foram submetidos à analise fatorial exploratória, encontrado-se uma estrutura unifatorial que apresentou boas propriedades psicométricas (cargas fatoriais entre 0,40 e 0,72 e Alpha de Cronbach de 0,83). Foram encontradas evidências de validade da versão traduzida da medida. O estudo contribui com uma ferramenta que pode ser utilizada em estudos nacionais para a compreensão de processos de aprendizagem coletivos. 

Biografia do Autor

Raquel Trinchão de Jesus Barouh, Universidade de Brasília

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestranda em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações na Universidade de Brasília e psicóloga no Superior Tribunal de Justiça. 

Katia Puente-Palacios, Universidade de Brasília

É doutora em Psicologia na Universidade de Brasília (UnB), Em 2009, realizou pós-doutorado na Universidade de Valencia-Espanha. Atua como professora adjunta da UnB, no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e das Organizações.

Publicado

2016-10-11

Como Citar

Barouh, R. T. de J., & Puente-Palacios, K. (2016). Evidências de validade da escala de comportamentos de aprendizagem de equipe. Avaliação Psicológica, 14(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9975

Edição

Seção

Relato de Pesquisa