Adaptação da Escala Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior

Autores

  • Claisy Maria Marinho-Araújo Universidade de Brasília
  • Denise Souza Fleith Denise de Souza Fleith
  • Leandro Silva Almeida Universidade do Minho
  • Cynthia Bisinoto Evangelista Oliveira Universidade de Brasília
  • Mauro Luiz Rabelo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

expectativas, educação superior, estudante universitário, escala

Resumo

O objetivo deste estudo foi adaptar e validar, para o contexto brasileiro, uma escala portuguesa sobre expectativas acadêmicas de estudantes que ingressam na educação superior, identificando fatores relacionados à participação e envolvimento acadêmico dos discentes. Participaram da pesquisa 339 estudantes universitários. A versão brasileira do instrumento constou de 62 itens respondidos em uma escala de seis pontos que varia de discordo totalmente a concordo totalmente. A análise fatorial gerou sete fatores: Formação Acadêmica de Qualidade, Compromisso Social e Acadêmico, Ampliação das Relações Interpessoais, Oportunidade de Internacionalização e Intercâmbio, Perspectiva de Sucesso Profissional, Preocupação com Autoimagem e Desenvolvimento de Competências Transversais. Os índices alfa de fidedignidade foram satisfatórios. Os resultados indicam que a escala constitui ferramenta útil de avaliação das expectativas de ingressantes, podendo fornecer subsídios às instituições de educação superior na revisão de propostas pedagógicas de cursos, bem como na elaboração de programas e serviços de apoio aos estudantes.

Biografia do Autor

Claisy Maria Marinho-Araújo, Universidade de Brasília

Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, pós doutorado e estágio sênior pela Universidade do Minho, Portugal. Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas e consultorias na interface das áreas da Psicologia e da Educação, com ênfase nos seguintes temas: psicologia escolar, psicologia do desenvolvimento, formação profissional, desenvolvimento e avaliação de competências, avaliação educacional, formação de psicólogos e professores, processos de desenvolvimento e aprendizagem, educação superior.

Denise Souza Fleith, Denise de Souza Fleith

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1990), doutorado em Psicologia Educacional pela University of Connecticut (1999). Realizou seu pós-doutorado no National Academy for Gifted and Talented Youth (University of Warwick) (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Foi professora visitante na University of Connecticut, em 2009, e realizou estágio sênior na Universidade do Minho, em Portugal, nos anos de 2009 e 2012. Atuou como editora associada da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa no período de 2010 a 2012 e tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Psicologia na Universidade de Brasília entre 2003 e 2005. Membro do Executive Committee of the World Council for Gifted and Talented Children. Suas áreas de interesse são criatividade no contexto escolar, medidas de criatividade, processos de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de talentos e superdotação e psicologia escolar. Membro do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar e Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho

É Professor Catedrático do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Doutorou-se em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, na Universidade do Porto, em 1987, e prestou Provas de Agregação em Psicologia na Universidade do Minho, em 1994. Na sua preparação do doutoramento, realizou estágios na Universidade de Yale (USA) e na Universidade Católica de Lovaina (Bélgica).Iniciou a sua actividade docente como monitor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 1978/79. Nesta Faculdade, veio a ser Presidente do Conselho Directivo. Ingressou na Universidade do Minho, como Professor Auxiliar, em 1988. Lecciona disciplinas de graduação e de pós-graduação ligadas à formação de psicólogos e professores, em domínios da cognição e aprendizagem, da avaliação psicológica e da metodologia da investigação. Coordena projectos de investigação e orienta um grupo de investigadores nos domínios da cognição e aprendizagem, adaptação e sucesso académico, e, mais recentemente, sobredotação e excelência em situações de desempenho.

Cynthia Bisinoto Evangelista Oliveira, Universidade de Brasília

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia. Doutora pela Universidade de Brasília, com doutorado sanduíche na Universidade do Minho, Portugal. Tem experiência com Psicologia Escolar na Educação Básica e na Educação Superior. Atualmente é Professora Adjunto da Faculdade UnB Planaltina, na Universidade de Brasília. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar, desenvolvimento humano, desenvolvimento de competências, formação profissional. É membro do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia).

Mauro Luiz Rabelo, Universidade de Brasília

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Brasília (1980), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1982), doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (1987) e pós-doutorado pela Stanford University (1991-1992). Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília e pró-reitor (decano) de ensino de graduação. Atuou como diretor acadêmico e diretor-geral do CESPE/UnB no período 2003-2008, tutor do programa PET da Matemática de 2008 a 2012. Tem grande experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, e na área de Avaliação Educacional, com ênfase em avaliação de sistemas e de programas, construção e análise de itens para avaliações de larga escala (ENEM, ENADE, ENCCEJA, SAEB, PROVA BRASIL, PISA, PAS) e avaliação de competências. Atuou também como parecerista e coordenador adjunto na análise de livros didáticos de matemática do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Marinho-Araújo, C. M., Fleith, D. S., Almeida, L. S., Oliveira, C. B. E., & Rabelo, M. L. (2016). Adaptação da Escala Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior. Avaliação Psicológica, 14(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9941

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.