Construção de um Questionário Transcultural de Motivos de Abandono do Ensino Superior
Palavras-chave:
Ensino Superior, Motivos de abandono, Estudantes do 1.º anoResumo
O abandono do Ensino Superior é um tema relevante pela sua incidência e consequências negativas no estudante, família, instituição e sociedade em geral. Procurando conhecer os motivos da intenção de abandono, investigadores do Brasil, Espanha e Portugal convergiram na construção de um questionário de avaliação transcultural. Atendendo à multidimensionalidade das causas de abandono, o questionário abarca seis dimensões: Social, Académica, Professores, Saúde e Bem-estar, Institucional e Financeira. A análise fatorial dos resultados, com amostras autónomas de estudantes do 1.º ano do Brasil, Espanha e Portugal, mostrou uma distribuição adequada dos itens nas seis dimensões, com alguma discrepância na dimensão “Professores” na amostra do Brasil. Os índices de consistência interna atingiram níveis adequados nas seis dimensões. Futuros desenvolvimentos devem testar a dimensionalidade do questionário e a sua invariância nos três países, incluindo já variáveis psicológicas e académicas para análise da validade de critério.Referências
Aguado-Franco, J. C. (2017). ¿Pueden los MOOC favorecer el aprendizaje, disminuyendo las tasas de abandono universitario? Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 20(1), 125-143. https://doi.org/10.5944/ried.20.1.16684
Almeida, L. S., Vasconcelos, R., & Mendes, T. (2008). O abandono dos estudantes no Ensino Superior: Um estudo na Universidade do Minho. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 16(1,2), 109-117. http://hdl.handle.net/1822/26571
Ambiel, R. A. M. (2015). Development of the reasons for Higher Education Dropout Scale. Revista Avaliação Psicológica, 14(1), 41–52. http://doi.org/10.15689/ap.2015.1401.05
Ambiel, R. A. M., Santos, A. A. A., & Dalbosco, S. N. P. (2016). Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários. Psico, 47(4), 288. http://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23872
Astin, A. W. (1984). Student Involvement : A Developmental Theory for Higher Education. Journal of College Student Development, 25(4), 297–308.
Bernardo, G. A. B., Cervero, A., Esteban, M., Tuero, E., Casanova, J. R., & Almeida, L. S. (2017). Freshmen Program Withdrawal: Types and Recommendations. Frontiers in Psychology, 8(September). http://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01544
Casanova, J. R. (2018). Abandono no ensino superior: Modelos teóricos, evidências empíricas e medidas de intervenção. Educação: Teoria e Prática, 28(57), 5–22. http://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p05-22
Comisión Europea. (2010). Comunicación de la Comisión: Europa 2020, una estrategia para un crecimiento inteligente, sostenible e integrador. Publicado en EUR-Lex, de 03/03/2010, Bruselas.
Crissman, J. L., & Upcraft, M. L. (2004). The keys to first-year student persistence. In M. L. Upcraft, J. N. Gardner, & B. O. Barefoot (Eds.), Challenging and supporting the first year student (pp. 27-46). San Francisco: Jossey-Bass.
Duarte, R., Ramos-Pires, A., & Gonçalves, H. (2014). Identifying at-risk students in higher education. Total Quality Management & Business Excellence, 25(7–8), 944–952. http://doi.org/10.1080/14783363.2014.906110
Esteban, M., Bernardo, G. A. B., Tuero, E., Cervero, A., & Casanova, J. R. (2017). Variables influyentes en progreso académico y permanencia en la universidad. European Journal of Education and Psychology, 8(1), 37–52. http://doi.org/10.1016/j.ejeps.2017.07.003
European Commission. (2015). Dropout and completion in higher education in Europe. Retrieved from http://supporthere.org/sites/default/files/dropout-completion-he_en.pdf.
Fundación CYD. (2018). Informe CYD 2017. Barcelona: Fundación Conocimiento y Desarrollo.
García-Ros, R., Pérez-González, F., Pérez-Blasco, J., & Natividad, L. A. (2012). Evaluación del estrés académico en estudiantes de nueva incorporación a la universidade. Revista Latinoamericana de Psicología, 44(2), 143-154. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=80524058011
Martínez-López, Z., Páramo-Fernández, M. F., Guisande-Couñago, M. A., Tinajero-Vacas, C., Almeida, L. S., & Rodríguez-González, M. S. (2014). Apoyo social en universitarios españoles de primer año: propiedades psicométricas del Social Support Questionnaire-Short Form y el Social Provisions Scale. Revista Latinoamericana de Psicología, 46(2), 102-110. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=80532608004
Matta, C. M. B., Lebrão, S. M. G., & Heleno, M. G. V. (2017). Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 21(3). 583-591. http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111118
MECD. (2016). Datos y cifras del del sistema universitario español. Curso 2015-2016. Madrid: Secretaría General Técnica.
Meyer, M., & Marx, S. (2014). Engineering dropouts: A qualitative examination of why undergraduates leave engineering. Journal of Engineering Education, 103(4), 525–548. http://doi.org/10.1002/jee.20054
Montmarquette, C., Mahseredjian, S., & Houle, R. (2001). The determinants of university dropouts: A bivariate probability model with sample selection. Economics of Education Review, 20(5), 475–484. http://doi.org/10.1016/S0272-7757(00)00029-7
Ortiz-Lozano, J. M., Rua-Vieites, A., Bilbao-Calabuig, P., & Casadesús-Fa, M. (2018). University student retention: Best time and data to identify undergraduate students at risk of dropout. Innovations in Education and Teaching International, 1–12. http://doi.org/10.1080/14703297.2018.1502090
Spiegler, T., & Bednarek, A. (2013). First-generation students: what we ask, what we know and what it means: an international review of the state of research. International Studies in Sociology of Education, 23(4), 318-337. https://doi.org/10.1080/09620214.2013.815441
Stratton, L. S., O’Toole, D. M., & Wetzel, J. N. (2008). A multinomial logit model of college stopout and dropout behavior. Economics of Education Review, 27(3), 319–331. http://doi.org/10.1016/j.econedurev.2007.04.003
Tinto, V. (1975). Dropout from Higher Education: A Theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, 45(1), 89–125. http://doi.org/10.3102/00346543045001089
Tinto, V. (2012). Completing college: Rethinking institutional action. Chicago, IL: The University of Chicago Press.
Wilson, K. L., Murphy, K. A., Pearson, A. G., Wallace, B. M., Reher, V. G. S., & Buys, N. (2016). Understanding the early transition needs of diverse commencing university students in a health faculty: informing effective intervention practices. Studies in Higher Education, 41(6), 1023–1040. http://doi.org/10.1080/03075079.2014.966070
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.