Evidências de validade de uma medida de liderança abusiva

Autores

Palavras-chave:

liderança abusiva, análise fatorial, mensuração

Resumo

A ocorrência de liderança ou supervisão abusiva constitui fato de enorme saliência, pois se trata de atuação oposta à esperada de um líder. Envolve um conjunto de comportamentos percebidos pelo subordinado como desviantes, dos quais ele é o alvo. Diversas são as consequências do abuso sofrido, entretanto, o seu diagnóstico depende da disponibilidade de uma medida confiável. Assim, o objetivo do presente estudo é apresentar as evidências de validade de uma medida de liderança abusiva. A amostra da pesquisa contou com 363 participantes que também forneceram informações sobre satisfação e intenções de rotatividade. Os resultados obtidos revelam boas propriedades psicométricas da escala, com solução unifatorial (56,79 de % variância explicada; α = 0,94). Como esperado, a liderança abusiva mostrou-se negativamente associada com a satisfação e positivamente associada com a intenção de rotatividade. Esses resultados evidenciam a pertinência da medida como ferramenta de diagnóstico da liderança abusiva. 

Biografia do Autor

Katia Elizabeth Puente-Palacios, UnB

Cursou o Mestrado e Doutorado em Psicologia na Universidade de Brasília - Brasil tendo realizado uma parte deste último na Groningen Rijksuniversiteit, na Holanda (2002). Em 2009 realizou pós-doutorado na Universidade de Valencia-Espanha. Atua como professor adjunto da Universidade de Brasília. Sua área de expertise e interesse tanto para ensino como para pesquisa é no campo do desempenho efetivo de equipes de trabalho investigado utilizando prioritariamente métodos quantitativos dentre eles a análise multinível, análise de regressão e análise fatorial.

Marcela Guimarães Côrtes, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP

Doutoranda do Programa de pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, da Universidade de Brasilia. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente (2012), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e bacharel em Fonoaudiologia também pela UFMG (2007). Atua na área de Gestão de Pessoas do Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Publicado

2019-07-16

Como Citar

Puente-Palacios, K. E., & Côrtes, M. G. (2019). Evidências de validade de uma medida de liderança abusiva. Avaliação Psicológica, 18(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14989

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.