Competência Educativa Parental: estudo de uma escala com amostra brasileira

Autores

  • Maria Benedita Lima Pardo Universidade Federal de Sergipe
  • Daniela Fonseca de Freitas Universidade do Porto
  • Margarida Silveira Britto de Carvalho Universidade Federal de Sergipe
  • Anne Marie Fontaine Universidade do Porto

Palavras-chave:

competência parental, eficácia, satisfação, análise fatorial confirmatória

Resumo

O Questionário de Autoavaliação da Competência Educativa Parental (QACEP) é um instrumento que tem por objetivo avaliar a percepção de competência dos pais em suas funções.  No Brasil sua utilização é escassa e o objetivo desta pesquisa é analisar as propriedades psicométricas do QACEP. Foi utilizada uma amostra de 151 mães e pais, a maioria com nível de escolaridade até o ensino médio e renda até dois salários mínimos. A análise fatorial confirmatória do modelo proposto com dois fatores - a percepção de eficácia e de satisfação - revelou bom ajustamento global aos dados recolhidos. Análises posteriores revelam que a satisfação parental aumenta com a idade dos pais, com o nível de escolaridade e salário auferido. Tendo em conta os diversos processos de validação conduzidos, recomenda-se o uso desta versão do QACEP na investigação e prática clínica.   

Biografia do Autor

Maria Benedita Lima Pardo, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, com pós-doutoramento em Educação Escolar pela UNESP/ Araraquara e em Psicologia pela Universidade do Porto, Portugal. Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe com atuação na área de Psicologia Clínica. É orientadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente- Prodema da UFS. Suas pesquisas e  publicações mais recentes versam sobre as temáticas treinamento/orientação de pais e educação ambiental.

Daniela Fonseca de Freitas, Universidade do Porto

É psicóloga desde 2008 e, em 2016, obteve o seu doutoramento em psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEU-UP) e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). A sua tese de doutoramento versa sobre a “Resiliência perante a violência social: perfis de ajustamento e mecanismos de proteção” e a investigação conduzida foi financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e por uma bolsa de mobilidade da Universidade de São Paulo.

No âmbito da sua atividade académica, é autora de artigos sobre a homoparentalidade, a resiliência, a vitimização pelos pares e a discriminação. Tem também participado em diversas reuniões científicas, foi membro de júri em provas de trabalhos de conclusão de curso (TCC) em Psicologia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais e foi formadora e organizadora do curso “Introdução às análises estatísticas do SPSS” lecionados na FFCLRP-USP. Atualmente, exerce tem uma posição de investigadora de pós-doutoramento no Centro de Psicologia da Universidade do Porto."


Margarida Silveira Britto de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe, Brasil,  atuando na área de Psicologia do Desenvolvimento. Orienta trabalhos de Iniciação Científica e de Extensão.Tem pesquisas e publicações sobre os seguintes temas: mães de crianças nascidas prematuras e orientação a pais.

Anne Marie Fontaine, Universidade do Porto

Doutora em Psicologia, professora catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U. do Porto (Portugal); membro do Centro de Psicologia da U. do Porto (CPUP), no qual coordenou a linha Cultura, Normatividade e Diversidade. A investigação desenvolvida pela sua equipe focaliza-se na análise das mudanças nas transições de vida (em jovens, adultos e idosos); realça o impacto  das dinâmicas intrafamiliares, bem como dos contextos sociais e culturais mais amplos, no desenvolvimento diferencial da motivação e resiliência dos indivíduos, num processo que implique a assunção de novos papéis. Publicou numerosos livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. É atualmente coordenadora do projecto Europeu INTERFASOL  - (Intergenerational Family Solidarity across Europe: www.cost.eu COST IS1311).

Publicado

2018-04-15

Como Citar

Pardo, M. B. L., Freitas, D. F. de, Carvalho, M. S. B. de, & Fontaine, A. M. (2018). Competência Educativa Parental: estudo de uma escala com amostra brasileira. Avaliação Psicológica, 17(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14426

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.