Evidências de validade da Escala de Estresse Parental para o português brasileiro

Autores

  • Ariane de Brito Universidade Federal de Sergipe
  • André Faro Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

estresse, parentalidade, validade do teste, estresse parental.

Resumo

Esta pesquisa objetivou adaptar e investigar evidências de validade da Escala de Estresse Parental (EEPa) (Parental Stress ScalePSS) para o português brasileiro. Participaram 304 pais, distribuídos na mesma proporção por sexo (pais/mães). Inicialmente foram realizadas as etapas de tradução e investigação de validade de conteúdo da escala, e em seguida conduzida a análise empírica com a EEPa traduzida. O resultado da análise fatorial exploratória indicou uma estrutura final para a EEPa composta por 16 itens distribuídos em duas subescalas, unifatorial e com consistência interna adequada para o escore total. Atestaram-se ainda evidências de validade concorrente da EEPa com a PSS-14 e o IPP. Por fim, nesse primeiro estudo psicométrico no Brasil, a EEPa apresentou características psicométricas satisfatórias, indicando ser um instrumento válido e confiável para medir o estresse parental de pais/mães de crianças em geral.

Biografia do Autor

Ariane de Brito, Universidade Federal de Sergipe

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe (PPGPS-UFS), São Cristóvão, Sergipe.

André Faro, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia (DPS) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe.

Publicado

2017-05-15

Como Citar

Brito, A. de, & Faro, A. (2017). Evidências de validade da Escala de Estresse Parental para o português brasileiro. Avaliação Psicológica, 16(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12376

Edição

Seção

Relato de Pesquisa