Orientação para alcance de metas no trabalho: Adaptação e evidências de validade

Autores

  • Ligia Oliveira Silva Universidade de Brasília
  • Juliana Barreiros Porto Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Metas, Maestria, Desempenho, Trabalho

Resumo

O objetivo do presente estudo consistiu em traduzir, adaptar e buscar evidências de validade para o instrumento relativo ao Modelo 2x2 de Alcance de Metas no Trabalho.  Participaram do estudo 358 trabalhadores, que responderam o instrumento com 23 itens. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram que a escala com 18 itens apresentou melhor ajuste do modelo de quatro fatores (aproximação/busca de maestria, evitação/fuga de maestria, aproximação/busca de desempenho, evitação/fuga de desempenho), o que vai ao encontro de estudos anteriores. A utilização do instrumento proposto permitirá o desenvolvimento da pesquisa no Brasil sobre a orientação para alcance de metas, assim como a investigação do que motiva as pessoas a perseguirem metas no contexto laboral, permitindo analisar as diferentes formas pelas quais um trabalhador busca o alcance de uma meta e qual orientação perpassa suas ações no trabalho. 

Biografia do Autor

Ligia Oliveira Silva, Universidade de Brasília

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações na Universidade de Brasilia. Professora adjunta no Centro Universitário IESB. 

Juliana Barreiros Porto, Universidade de Brasília

Professora adjunta do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e do programa de pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) da Universidade de Brasília (UnB). 

Publicado

2016-10-17

Como Citar

Silva, L. O., & Porto, J. B. (2016). Orientação para alcance de metas no trabalho: Adaptação e evidências de validade. Avaliação Psicológica, 15(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/10835

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.