VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO E DE CONSTRUCTO DA ESCALA “STUDENT ALIENATION AND TRAUMA SURVEY - R”

Autores

  • Paloma Pegolo de Albuquerque Universidade Federal de São Carlos
  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams UFSCar

Palavras-chave:

Instrumentos psicológicos, validação de conteúdo, validação de constructo, violência na escola, trauma

Resumo

Objetivou-se realizar uma validação de conteúdo e de constructo da escala Student Alienation and Trauma Survey – R. Para a validação de conteúdo, foram feitas: tradução, retrotradução, equivalência semântica, análise do instrumento por profissionais da área e avaliação por amostra da população alvo; e para validação de constructo foi realizada análise fatorial exploratória e cálculo do alfa de Crombach das partes I (experiências de vitimização escolar) e II (sintomas decorrentes da vitimização) do instrumento. A maioria dos itens não foi alterada, tendo tido também um índice adequado de concordância entre os juízes. Após 46 estudantes universitários terem preenchido a escala, foram realizadas adaptações. Foram obtidos quatro fatores na parte I e 10 na II. Além disso, os alfas de Crombach das duas subescalas foram adequados. Os resultados obtidos com esse estudo apontam para a viabilidade da utilização do instrumento no contexto brasileiro, no entanto ainda são necessários estudos de validação externa.

Biografia do Autor

Paloma Pegolo de Albuquerque, Universidade Federal de São Carlos

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bolsista FAPESP. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina e Mestrado em Educação Especial pela UFSCar. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente com o tema do impacto da violência na escola.

Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, UFSCar

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Mestre em Psicologia pela Universidade de Manitoba (Canadá) e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar e coordenadora do LAPREV (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência).

Publicado

2016-09-21

Como Citar

Albuquerque, P. P. de, & Williams, L. C. de A. (2016). VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO E DE CONSTRUCTO DA ESCALA “STUDENT ALIENATION AND TRAUMA SURVEY - R”. Avaliação Psicológica, 13(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8961

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.