Fatores associados à sintomatologia depressiva em idosos

Autores

Palavras-chave:

Depressão, Envelhecimento, Fatores de risco, Saúde mental

Resumo

A presença de sintomas depressivos em idosos associa-se a diversos fatores e pode resultar em pior qualidade de vida. Este estudo investigou a presença e fatores associados à sintomatologia depressiva em idosos. Participaram 112 idosos, média de idade de 67,07 anos (DP = 9,11), atendidos nos serviços de atenção básica de saúde. Os instrumentos utilizados foram: Questionário sociodemográfico; Mini Exame do Estado Mental; Índice de Katz; Escala CES-D e Levantamento da Intensidade de Sintomas Depressivos. Os resultados indicam para a presença de sintomas depressivos em 35,7% dos participantes, sendo que as mulheres apresentaram mais sintomas e maior comprometimento da capacidade funcional. Morar sozinho, maior dependência funcional e déficits cognitivos foram associados à presença de sintomas depressivos. O conhecimento da presença e dos fatores associados aos sintomas depressivos em idosos pode promover ações voltadas para a qualidade de vida nesta população.

Biografia do Autor

Claudia Daiane Trentin Lampert, Universidade de Passo Fundo

Psicóloga. Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo. Especialização em Neuropsicologia Clínica pela IBNeuro- Brasilia/DF.

Docente da Escola de Psicologia da Faculdade IMED

Vinicius Renato Thomé Ferreira, Faculdade IMED

Psicólo. Doutor em Psicologia pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade IMED.

Publicado

2018-04-15

Como Citar

Lampert, C. D. T., & Ferreira, V. R. T. (2018). Fatores associados à sintomatologia depressiva em idosos. Avaliação Psicológica, 17(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14022

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.