Questionário de Vitimização Virtual: propriedades psicométricas e descrições de vitimização virtual

Autores

  • Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Daniela Sacramento Zanini Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Evandro Morais Peixoto Universidade Sao Francisco

Palavras-chave:

violência, validade, precisão, avaliação psicológica, adolescentes

Resumo

Este estudo objetiva a investigação das evidências validade e precisão de um instrumento de avaliação de violência virtual. A amostra de 433 estudantes de três escolas públicas, com idades entre 11 e 20 anos (média = 13,91, DP=1,40), sendo 54,5% do sexo feminino responderam o instrumento Questionário de Vitimização Virtual (QVV) que inclui únicos e diferentes episódios de violência por meios de tecnologia e comunicação, inclusive o cyberbullying. A escala de medida foi de dois pontos (0= não; 1= sim), avalia as ocorrências de vitimização em dois momentos da vida: nos últimos doze meses e ao longo da vida. Os resultados apontam evidências de validade e precisão satisfatórias para ambas as versões. A TRI possibilitou maior compreensão quanto ao conteúdo dos itens e sua relação com o posicionamento dos itens num continuo de dificuldade. Os dados indicaram altos índices de violência virtual entre os adolescentes.

Biografia do Autor

Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004), mestrado e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007; 2015). Pós doutora em psicologia pela USP de Ribeirão Preto. Atualmente é professora do curso de psicologia e membro do Comitê Institucional De Pesquisa e Inovação do Centro Universitário de Anápolis. Na Puc Goiás, atua como docente da graduação em psicologia. Na Faculdade Raízes, atua como docente no curso de graduação em Direito. Tem experiência em pesquisa com ênfase em Violência e Saúde Mental, atuando principalmente nos temas: adolescência, violência, avaliação, saúde mental, prevenção e psicologia positiva. Faz parte do GT de Psicologia Positiva e Criatividade na ANPEPP.

Daniela Sacramento Zanini, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1998), doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde (2003) e Pós Doutorado (2008) pela Universidad de Barcelona (Espanha). Atualmente é professora Adjunto II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na graduação e Pós graduação em Psicologia (mestrado e doutorado), membro da Comissão de Assessoria de Pesquisa (COAP) da Pró Reitoria de Pesquisa (PROPE), coordenadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção em Saúde (GPAIS). Atua também como Psicóloga clínica e da saúde. É conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e membro da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica (CCAP/SATEPSI). Consultora ad hoc do CNPq e de fundações estaduais de amparo à pesquisa. Membro de corpo editorial e parecerista ad hoc de Revistas nacionais e internacionais. Membro do grupo de trabalho Avaliação Psicológica em Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica e Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente com os seguintes temas: avaliação psicológica, psicologia positiva, fatores de risco e proteção a saúde e resiliência.

Evandro Morais Peixoto, Universidade Sao Francisco

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade de Pernambuco - UPE. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria LAPPsi/UPE. Pós-doutorando em Psicologia pela Universidade São Francisco-USF. Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com estágio doutoral PDSE desenvolvido na Université du Québec à Trois-Rivières - QC Canadá. Mestre em Psicologia pela mesma universidade. Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM.

Publicado

2018-06-15

Como Citar

de Faria, M. R. G. V., Zanini, D. S., & Peixoto, E. M. (2018). Questionário de Vitimização Virtual: propriedades psicométricas e descrições de vitimização virtual. Avaliação Psicológica, 17(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14586

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.