ESCALA DE POSITIVIDADE: EVIDÊNCIAS INICIAIS DE VALIDADE PARA ADOLESCENTES BRASILEIROS

Autores

  • Juliane Callegaro Borsa PUC-Rio http://orcid.org/0000-0001-7703-5509
  • Andrea Jannotti Nogueira Rodrigues PUC-Rio
  • Bheatrix Bienemann PUC-Rio
  • Bruno Figueiredo Damásio UFRJ

Palavras-chave:

Psicologia Positiva, Adolescentes, Positividade, Evidência de Validade

Resumo

A positividade refere-se à disposição do indivíduo para avaliar positivamente os diversos aspectos da vida. Estudos demonstram os efeitos benéficos da positividade na vida das pessoas em diversos domínios, incluindo a performance no trabalho e nas relações sociais. Na adolescência, a positividade apresenta-se como um importante fator de proteção para o desenvolvimento saudável. O presente estudo apresenta evidências iniciais de validade da Escala de Positividade (EP) para uma amostra de 638 adolescentes brasileiros (67,7 % do sexo feminino; idade média = 15,19; DP = 2,40). Análises fatoriais exploratória e confirmatória indicaram solução unifatorial para a EP, corroborando sua estrutura original.  A validade convergente foi evidenciada por meio de correlações positivas moderadas entre a EP e os indicadores de esperança, otimismo, autoestima, e saúde mental. Este estudo amplia as evidências de validade da EP no contexto brasileiro e oferece uma nova ferramenta para os estudos da Psicologia Positiva desenvolvidos com adolescentes.

Biografia do Autor

Juliane Callegaro Borsa, PUC-Rio

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Fundadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa APlab - Pessoas & Contextos. Coordenadora do Laboratório de Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes (LAPcriad). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), doutora e pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Experiência de estágio de doutorado no Grupo di Ricerca P.A.T. Psicometria Assessment e Testistica (Università di Bologna). Áreas de interesse: avaliação psicológica; construção, adaptação e validação de instrumentos psicológicos; avaliação de problemas emocionais e comportamentais na infância; avaliação de indicadores de saúde mental ao longo do ciclo vital, metodologia de pesquisa em psicologia.

Publicado

2017-06-15

Como Citar

Borsa, J. C., Jannotti Nogueira Rodrigues, A., Bienemann, B., & Figueiredo Damásio, B. (2017). ESCALA DE POSITIVIDADE: EVIDÊNCIAS INICIAIS DE VALIDADE PARA ADOLESCENTES BRASILEIROS. Avaliação Psicológica, 16(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12472

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)