Propriedades psicométricas da versão brasileira do Inventário de Perspectiva Temporal para adolescentes

Autores

  • Marucia Patta Bardagi UFSC
  • Marco Antonio Pereira Teixeira UFRGS
  • Maria Célia Pacheco Lassance UFRGS
  • Isabel Nunes Janeiro Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

perspectiva temporal, adolescentes, validação

Resumo

A perspectiva temporal tem sido sistematicamente associada a vários construtos psicológicos. No âmbito do desenvolvimento de carreira de adolescentes, uma orientação para o futuro parece facilitar o planejamento de carreira a médio e longo prazo. O objetivo deste estudo foi investigar as propriedades psicométricas de uma versão brasileira do instrumento português Inventário de Perspectiva Temporal – IPT, composto por quatro escalas: Orientação ao futuro, Orientação ao presente, Orientação ao passado e Visão ansiosa do futuro. Participaram 587 estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas, com idades entre 13 e 18 anos. Foram realizadas análises de componentes principais para verificar se as quatro dimensões propostas emergiriam empiricamente. De um modo geral, os resultados foram compatíveis com as expectativas, sugerindo a validade de construto e a fidedignidade da medida. Embora o instrumento possa ser aprimorado, os resultados indicam que pode ser utilizado em pesquisas em sua versão atual.

 

Biografia do Autor

Marucia Patta Bardagi, UFSC

Doutora em Psicologia (UFRGS). Professora adjunta do curso de Psicologia da UFSC e docente permanente do programa de pós-graduação em Psicologia da UFSC. Membro da ABOP (Associação Brasileira de Orientadores Profissionais) e coordenadora do LIOP (Laboratório de Informação e Orientação Profissional) da UFSC.

Marco Antonio Pereira Teixeira, UFRGS

Doutor em Psicologia (UFRGS). Docente do curso de psicolgia e do programa de pós-graduação em psicologia da UFRGS. Editor da revista Brasileira de orientação profissional e coordenador do NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante) da UFRGS.

Maria Célia Pacheco Lassance, UFRGS

Doutora em psicologia (UFRGS). Professora aposentada do curso de Psicologia da UFRGS. Fundadora e ex-presidente da ABOP (Associação brasileira de orientação profissional).  

Isabel Nunes Janeiro, Universidade de Lisboa

Doutora em Psicologia (Universidade de Lisboa). Professora auxiliar do Instituto de Psicologia (Universidade de Lisboa).

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Bardagi, M. P., Teixeira, M. A. P., Lassance, M. C. P., & Janeiro, I. N. (2016). Propriedades psicométricas da versão brasileira do Inventário de Perspectiva Temporal para adolescentes. Avaliação Psicológica, 14(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9297

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)