Propriedades psicométricas da versão brasileira do Inventário de Perspectiva Temporal para adolescentes

Autores

  • Marucia Patta Bardagi UFSC
  • Marco Antonio Pereira Teixeira UFRGS
  • Maria Célia Pacheco Lassance UFRGS
  • Isabel Nunes Janeiro Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

perspectiva temporal, adolescentes, validação

Resumo

A perspectiva temporal tem sido sistematicamente associada a vários construtos psicológicos. No âmbito do desenvolvimento de carreira de adolescentes, uma orientação para o futuro parece facilitar o planejamento de carreira a médio e longo prazo. O objetivo deste estudo foi investigar as propriedades psicométricas de uma versão brasileira do instrumento português Inventário de Perspectiva Temporal – IPT, composto por quatro escalas: Orientação ao futuro, Orientação ao presente, Orientação ao passado e Visão ansiosa do futuro. Participaram 587 estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas, com idades entre 13 e 18 anos. Foram realizadas análises de componentes principais para verificar se as quatro dimensões propostas emergiriam empiricamente. De um modo geral, os resultados foram compatíveis com as expectativas, sugerindo a validade de construto e a fidedignidade da medida. Embora o instrumento possa ser aprimorado, os resultados indicam que pode ser utilizado em pesquisas em sua versão atual.

 

Biografia do Autor

  • Marucia Patta Bardagi, UFSC
    Doutora em Psicologia (UFRGS). Professora adjunta do curso de Psicologia da UFSC e docente permanente do programa de pós-graduação em Psicologia da UFSC. Membro da ABOP (Associação Brasileira de Orientadores Profissionais) e coordenadora do LIOP (Laboratório de Informação e Orientação Profissional) da UFSC.
  • Marco Antonio Pereira Teixeira, UFRGS
    Doutor em Psicologia (UFRGS). Docente do curso de psicolgia e do programa de pós-graduação em psicologia da UFRGS. Editor da revista Brasileira de orientação profissional e coordenador do NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante) da UFRGS.
  • Maria Célia Pacheco Lassance, UFRGS
    Doutora em psicologia (UFRGS). Professora aposentada do curso de Psicologia da UFRGS. Fundadora e ex-presidente da ABOP (Associação brasileira de orientação profissional).  
  • Isabel Nunes Janeiro, Universidade de Lisboa
    Doutora em Psicologia (Universidade de Lisboa). Professora auxiliar do Instituto de Psicologia (Universidade de Lisboa).

Publicado

2016-09-29

Edição

Seção

Estudo Teórico

Como Citar

Propriedades psicométricas da versão brasileira do Inventário de Perspectiva Temporal para adolescentes. (2016). Avaliação Psicológica, 14(1). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9297

Artigos Semelhantes

1-10 de 85

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)