O ensino da avaliação psicológica no Brasil: Um levantamento com docentes de diferentes regiões
Palavras-chave:
avaliação psicológica, ensino, formaçãoResumo
A avaliação psicológica é a prática do psicólogo por excelência, sendo fundamental que a formação contemple as necessidades e complexidades da atuação na área. Em continuidade a estudos anteriores que mapearam o ensino da avaliação psicológica, esta pesquisa identificou o perfil de professores e disciplinas de avaliação em cursos de graduação no país. Participaram 93 docentes (68% mulheres), de 13 estados, com idade média de 39,6 anos e experiência docente média de 16 semestres. Entre os resultados, observa-se que a maior parte dos professores tem mestrado (44,9%) ou doutorado (37%), atua em apenas uma instituição (68,5%) e exerce atividades profissionais além da docência utilizando avaliação psicológica (68,5%). Houve queixas quanto à adequação das salas, material e horas para supervisão. Estes resultados indicam um envolvimento dos docentes com a avaliação psicológica não restrito às disciplinas, mas apontam a continuidade de dificuldades há muito tempo observadas no ensino da área.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.