O ensino da avaliação psicológica no Brasil: Um levantamento com docentes de diferentes regiões

Autores

  • Marucia Patta Bardagi UFSC
  • Marco Antônio Pereira Teixeira UFRGS
  • Joice Dickel Segabinazi UniRitter
  • Patrícia Waltz Schelini Ufscar
  • Elizabeth do Nascimento UFMG

Palavras-chave:

avaliação psicológica, ensino, formação

Resumo

A avaliação psicológica é a prática do psicólogo por excelência, sendo fundamental que a formação contemple as necessidades e complexidades da atuação na área. Em continuidade a estudos anteriores que mapearam o ensino da avaliação psicológica, esta pesquisa identificou o perfil de professores e disciplinas de avaliação em cursos de graduação no país. Participaram 93 docentes (68% mulheres), de 13 estados, com idade média de 39,6 anos e experiência docente média de 16 semestres. Entre os resultados, observa-se que a maior parte dos professores tem mestrado (44,9%) ou doutorado (37%), atua em apenas uma instituição (68,5%) e exerce atividades profissionais além da docência utilizando avaliação psicológica (68,5%). Houve queixas quanto à adequação das salas, material e horas para supervisão. Estes resultados indicam um envolvimento dos docentes com a avaliação psicológica não restrito às disciplinas, mas apontam a continuidade de dificuldades há muito tempo observadas no ensino da área.

Biografia do Autor

Marucia Patta Bardagi, UFSC

Doutora em Psicologia (UFRGS). Professora adjunta do curso de Psicologia da UFSC e docente permanente do programa de pós-graduação em Psicologia da UFSC. Membro da ABOP (Associação Brasileira de Orientadores Profissionais) e coordenadora do LIOP (Laboratório de Informação e Orientação Profissional) da UFSC.

Marco Antônio Pereira Teixeira, UFRGS

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenador do Núcleo de Estudos e Intervenções em Carreira (NEIC), do Serviço de Orientação Profissional (SOP) e do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE).

Joice Dickel Segabinazi, UniRitter

Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Curso de Especialização em Avaliação Psicológica da UFRGS e Professora Auxiliar do Curso de Psicologia do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

Patrícia Waltz Schelini, Ufscar

Doutora em Psicologia (PUC CAMPINAS). Pós- Doutora pela Universidade do Minho (Portugal), sob a orientação do Prof. Dr. Leandro da Silva Almeida. Professora Associada I do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, onde ministra aulas na graduação e na pós-graduação e desenvolve estudos sobre a inteligência/cognição, metacognição e pensamento imaginativo. É a atual coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia da UFSCar.

Elizabeth do Nascimento, UFMG

Doutora em Psicologia pela UnB. Membro fundadora do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais - LADI - da UFMG. Membro do Grupo de Trabalho ‘Pesquisas em Avaliação Psicológica’ da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro fundador do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2016-10-14

Como Citar

Bardagi, M. P., Pereira Teixeira, M. A., Dickel Segabinazi, J., Waltz Schelini, P., & do Nascimento, E. (2016). O ensino da avaliação psicológica no Brasil: Um levantamento com docentes de diferentes regiões. Avaliação Psicológica, 14(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/10257

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.