Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale IV (FACES IV) – adaptação brasileira

Autores

  • Patricia Leila dos Santos Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-2229-886X
  • Marina Rezende Bazon Universidade de São Paulo/
  • Ana Maria Pimenta Carvalho Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Família, Testes psicológicos, Avaliação psicológica

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar a tradução e adaptação semântica da Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale IV (FACES IV) para o Brasil. Foram incluídos 45 participantes, além dos tradutores e avaliadores. Utilizou-se dois instrumentos para coleta de dados: um questionário sociodemográfico e a FACES IV. Requisitou-se três traduções, que foram comparadas com duas versões portuguesas e com o original. Após procedeu-se à avaliação por três pesquisadores, por três terapeutas familiares e por 10 juízes leigos. Após a análise da retroversão, realizou-se um pré-teste, cujos participantes tinham idade média igual a 42,1 anos, 77,1% mulheres. Obteve-se escores médios mais elevados nas subescalas equilibradas (coesão=25,0 e flexibilidade=25,5) quando comparadas às desequilibradas (desengajada=17,6; emaranhada=21,4; rígida=22,1 e caótica=16,9). A tradução atendeu ao recomendado por diferentes autores, com atenção à coerência entre a semântica dos itens e a subescala correspondente. A versão obtida mostrou-se satisfatória devendo ser realizados ainda estudos psicométricos.

Biografia do Autor

Patricia Leila dos Santos, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1988), mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2002). Atualmente é professor doutor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano (especialmente resiliência e vulnerabilidade na infância) e Psicologia Clínica e da Saúde (ênfase em Qualidade de Vida, Saúde Mental e Família).

Marina Rezende Bazon, Universidade de São Paulo/

Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP-RP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestrado en Science - Psychoéducation pela Université de Montreal / Canadá (1995) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999). Tem experiência em Pesquisa e Intervenção junto a grupos considerados em situação de risco psicossocial, especialmente ciranças e adolescentes, atuando nos seguintes temas: crianças e adolescentes vitimizados e família, adolescentes em conflito com a Lei e intervenção psicossocial (psicoeducação) /avaliação de programas.

Ana Maria Pimenta Carvalho, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1977), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1986) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1995), Professor Associado (MS-5) (2011). Atualmente exerce as funções de Professor Sênior da Universidade de São Paulo - Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Saúde, com ênfase em Psicologia. 

Publicado

2018-04-15

Como Citar

Santos, P. L. dos, Bazon, M. R., & Carvalho, A. M. P. (2018). Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale IV (FACES IV) – adaptação brasileira. Avaliação Psicológica, 16(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12929

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.