Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale IV (FACES IV) – adaptação brasileira

Autores

  • Patricia Leila dos Santos Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-2229-886X
  • Marina Rezende Bazon Universidade de São Paulo/
  • Ana Maria Pimenta Carvalho Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Família, Testes psicológicos, Avaliação psicológica

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar a tradução e adaptação semântica da Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale IV (FACES IV) para o Brasil. Foram incluídos 45 participantes, além dos tradutores e avaliadores. Utilizou-se dois instrumentos para coleta de dados: um questionário sociodemográfico e a FACES IV. Requisitou-se três traduções, que foram comparadas com duas versões portuguesas e com o original. Após procedeu-se à avaliação por três pesquisadores, por três terapeutas familiares e por 10 juízes leigos. Após a análise da retroversão, realizou-se um pré-teste, cujos participantes tinham idade média igual a 42,1 anos, 77,1% mulheres. Obteve-se escores médios mais elevados nas subescalas equilibradas (coesão=25,0 e flexibilidade=25,5) quando comparadas às desequilibradas (desengajada=17,6; emaranhada=21,4; rígida=22,1 e caótica=16,9). A tradução atendeu ao recomendado por diferentes autores, com atenção à coerência entre a semântica dos itens e a subescala correspondente. A versão obtida mostrou-se satisfatória devendo ser realizados ainda estudos psicométricos.

Biografia do Autor

  • Patricia Leila dos Santos, Universidade de São Paulo
    Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1988), mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2002). Atualmente é professor doutor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano (especialmente resiliência e vulnerabilidade na infância) e Psicologia Clínica e da Saúde (ênfase em Qualidade de Vida, Saúde Mental e Família).
  • Marina Rezende Bazon, Universidade de São Paulo/
    Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP-RP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestrado en Science - Psychoéducation pela Université de Montreal / Canadá (1995) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999). Tem experiência em Pesquisa e Intervenção junto a grupos considerados em situação de risco psicossocial, especialmente ciranças e adolescentes, atuando nos seguintes temas: crianças e adolescentes vitimizados e família, adolescentes em conflito com a Lei e intervenção psicossocial (psicoeducação) /avaliação de programas.
  • Ana Maria Pimenta Carvalho, Universidade de São Paulo
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1977), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1986) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1995), Professor Associado (MS-5) (2011). Atualmente exerce as funções de Professor Sênior da Universidade de São Paulo - Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Saúde, com ênfase em Psicologia. 

Publicado

2018-04-15

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Como Citar

Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale IV (FACES IV) – adaptação brasileira. (2018). Avaliação Psicológica, 16(2). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12929

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