O Desenho da Figura Humana na avaliação da agressividade infantil

Autores

  • Juliane Callegaro Borsa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mariana Bauermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Desenho da Figura Humana, Avaliação, Agressividade, Criança

Resumo

A presente nota visa a discutir a possibilidade de avaliar a agressividade em crianças por meio do Desenho da Figura Humana (DFH). Em conjunto com outros testes, o DFH configura-se como um recurso útil para a avaliação das dificuldades emocionais e de interação de crianças de diferentes faixas etárias.

Biografia do Autor

Juliane Callegaro Borsa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com experiência de doutorado sanduíche no P.A.T. Psychometric Assessment and Testing (Università di Bologna, Itália). Atualmente, é Pós-Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra a equipe do Centro de Estudos Psicológicos (CEP-RUA/UFRGS) e do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP/UFRGS). Atua como supervisora de estágios de graduação e especialização do Centro de Avaliação Psicológica (CAPSOP/UFRGS). É professora e supervisora de estágio do curso de Especialização em Avaliação Psicológica da UFRGS. Atua, também, como professora convidada em diferentes instituições de ensino, ministrando cursos, treinamentos e disciplinas nas áreas de Avaliação Psicológica. Áreas de interesse: Avaliação Psicológica; Validação de Instrumentos; Estudos Transculturais; Psicodiagnóstico; Comportamento Infantil.

Mariana Bauermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (2010). Atualmente é mestranda em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e aluna do Curso de Especialização em Avaliação Psicológica na mesma instituição. É integrante do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica - GEAPAP/UFRGS, participando de pesquisas sobre o Desenho da Figura Humana. Tem interesse no desenvolvimento, adaptação, padronização, validação e aplicação de instrumentos de Avaliação Psicológica.

Publicado

2016-09-13

Como Citar

Borsa, J. C., & Bauermann, M. (2016). O Desenho da Figura Humana na avaliação da agressividade infantil. Avaliação Psicológica, 12(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8024

Edição

Seção

Nota Técnica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)