Homens acusados de abuso sexual intrafamiliar avaliados pelo desenho da figura humana

Autores

  • Juliane Magda Casarin Université Vincennes - Saint-Dennis Paris VIII
  • Elizabeth Hertel Lenhardt Botelho UNIVAG Centro Universitário
  • Rosangela Kátia Sanches Mazzorana Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

desenho da pessoa, personalidade, abusadores sexuais de crianças

Resumo

Este estudo se propôs a conhecer características psicológicas de agressores que cometeram violência sexual intrafamiliar, bem como delinear seus os dados sociodemográficos. Participaram do estudo 10 homens, entre 22 e 59 anos de idade, em situação de reclusão em um Centro de Ressocialização, pelo artigo 213 do Código Penal Brasileiro. Uma entrevista semidirigida e a técnica projetiva gráfica do desenho da Pessoa (HTP) foram utilizadas como instrumentos. Como resultado, verificou-se que 60% dos sujeitos trabalhavam, antes da reclusão, no setor terciário; 50% estudaram até o ensino fundamental. No HTP, a análise do desenho da pessoa mostrou que existem características de personalidade comuns entre os sujeitos do estudo.

Biografia do Autor

Juliane Magda Casarin, Université Vincennes - Saint-Dennis Paris VIII

É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, e atualmente é mestranda em Ciências Humanas e Sociais, Menção Psicanálise, pela Université Vincennes - Saint-Dennis (Paris VIII).

Elizabeth Hertel Lenhardt Botelho, UNIVAG Centro Universitário

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Cuiabá e Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é professora do curso de Psicologia no UNIVAG - Centro Universitário de Várzea-Grande - MT.

 

Rosangela Kátia Sanches Mazzorana Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso

É graduada em Psicologia pela Universidade de Cuiabá (1994), tem Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2010). É professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência em Psicologia Clínica com ênfase no atendimento de crianças e adolescentes, Avaliação Psicológica e Perícia Psicológica.

Publicado

2016-10-14

Como Citar

Casarin, J. M., Botelho, E. H. L., & Ribeiro, R. K. S. M. (2016). Homens acusados de abuso sexual intrafamiliar avaliados pelo desenho da figura humana. Avaliação Psicológica, 15(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/10391

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.