Desenho da Figura Humana: revisando a avaliação da imagem corporal na deficiência física

Autores

  • Diego Rodrigues Silva Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo
  • Eliana Herzberg Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Deficiência física, desenho de figuras humanas, imagem corporal

Resumo

O Desenho da Figura Humana (DFH) possibilita avaliar a psicodinâmica e a imagem corporal. Questiona-se sua aplicação em pessoas com deficiência física em que existem problemáticas orgânicas e sociais que incidem na imagem corporal. Busca-se apresentar e discutir a literatura do DFH nesta população. Revisão sistemática da literatura em que foram encontrados 16 trabalhos entre 1949-2015. Estes contemplam a avaliação da imagem corporal, comparação entre grupos, críticas em relação ao procedimento e avaliação de tratamentos. Encontrou-se tratamento inusual dos membros e do tronco e assimetria, indicando dificuldades no contato com o ambiente e integridade da imagem corporal. Problematiza a relação entre prejuízos motores e uma projeção de fato nos desenhos e indica cuidados para evitar vieses na análise. Conclui-se que o DFH têm contribuições clínicas e científicas, aponta questões a serem discutidas e a necessidade de atualização da literatura. Pesquisas podem contribuir para um futuro parecer favorável desta técnica projetiva.

Biografia do Autor

Diego Rodrigues Silva, Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

Psicólogo e Psicanalista. Graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Bolsista da CAPES.

Eliana Herzberg, Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Silva, D. R., & Herzberg, E. (2016). Desenho da Figura Humana: revisando a avaliação da imagem corporal na deficiência física. Avaliação Psicológica, 16(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11682

Edição

Seção

Artigo de Revisão