PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA ALMOST PERFECT SCALE-REVISED ADAPTADA PARA O PORTUGUÊS

Autores

  • Flávio Henrique dos Reis Soares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Anelisa Vaz de Carvalho Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade do Estado de São Paulo, Campus Ribeirão Preto Av. Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto - SP, Brasil CEP: 14040-900
  • Eduardo Keegan Departamento de Psicologia Clínica e Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires - Argentina Av. Hipólito Yrigoyen 3242, C1174 CABA, Argentina
  • Carmem Beatriz Neufeld Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade do Estado de São Paulo, Campus Ribeirão Preto Av. Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto - SP, Brasil CEP: 14040-900
  • Marcela Mansur-Alves Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Mimas Gerais Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha – Belo Horizonte, Minas Gerais CEP: 31270-901

Palavras-chave:

Almost-Perfect-Scale (APS-R), Perfeccionismo, Propriedades Psicométricas, Modelagem de equação estrutural exploratória

Resumo

O perfeccionismo é um construto multidimensional cujo estudo vem aumentando desde 1990. Em 2001, Slaney e colaboradores criaram a Almost Perfect Scale-Revised composta por três dimensões: Padrões, Discrepância e Ordem. Porém, até a data não havia medidas de perfeccionismo para brasileiros. Assim, o presente estudo objetivou analisar as propriedades psicométricas e testar modelos confirmatórios para adaptação da APS-R para brasileiros. Participaram universitários (n=814) do sexo masculino e feminino (81%), idade média de 25 anos (7,57), de diferentes cursos de graduação, os quais responderam à APS-R e a um questionário de caracterização sociodemográfica. Os 23 itens da escala carregaram nos fatores propostos e cada dimensão apresentou índices de consistência interna satisfatórios (0,75 à 0,89). Dentre os modelos estruturais testados, o modelo bi-fatorial mostrou-se superior ao original de três fatores e outro de dois. Diferenças culturais na expressão do perfeccionismo podem ser responsáveis por isto. São discutidas limitações e implicações do estudo

 

Biografia do Autor

Flávio Henrique dos Reis Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Mminas Gerais.

Doutorando em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognição e Comportamento. Departamento de Psicologia.

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

 

Anelisa Vaz de Carvalho, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade do Estado de São Paulo, Campus Ribeirão Preto Av. Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto - SP, Brasil CEP: 14040-900

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade do Estado de São Paulo, Campus Ribeirão Preto

Eduardo Keegan, Departamento de Psicologia Clínica e Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires - Argentina Av. Hipólito Yrigoyen 3242, C1174 CABA, Argentina

Professor do Departamento de Psicologia Clínica e Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires  - Argentina
Av. Hipólito Yrigoyen 3242, C1174 CABA, Argentina

Carmem Beatriz Neufeld, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade do Estado de São Paulo, Campus Ribeirão Preto Av. Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto - SP, Brasil CEP: 14040-900

Professora do Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade do Estado de São Paulo, Campus Ribeirão Preto

Av. Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto - SP, Brasil CEP: 14040-900

Marcela Mansur-Alves, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Mimas Gerais Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha – Belo Horizonte, Minas Gerais CEP: 31270-901

Professora no Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Mimas Gerais

Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha – Belo Horizonte, Minas Gerais CEP: 31270-901

Referências

Arana, F. G., Keegan, E., & Rutsztein, G. (2009). Adaptación de una medida multidimensional de perfeccionismo: la Almost Perfect Scale-Revised (APS-R). Un estudio preliminar sobre sus propiedades psicométricas en una muestra de estudiantes universitarios argentinos. Revista Evaluar, 9, 35–53. Recuperado de: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revaluar/article/view/463

Asparouhov, T., & Muthén, B. (2009). Exploratory structural equation modeling. Structural equation modeling: a multidisciplinary journal, 16(3), 397-438. http://doi.org/10.1080/10705510903008204

Cazan, A. (2016). Almost Perfect Scale - Validity of a Perfectionism Scale on a Romanian University Sample. Romanian Journal of Experimental Applied Psychology, 7(1), 367–371.

Chan, D. W. (2010). Perfectionism Among Chinese Gifted and Nongifted Students in Hong Kong: The Use of the Revised Almost Perfect Scale. Journal for the Education of the Gifted. Orange, 34(1), 68–98. http://doi.org/10.1177/016235321003400104

Egan, S. J., Piek, J. P., & Dyck, M. J. (2015). Positive and Negative Perfectionism and the Big Five Personality Factors. Behaviour Change, 32(02), 104–113. http://doi.org/10.1017/bec.2015.3

Egan, S. J., Wade, T. D., Shafran, R., & Antony, M. M. (2014). Cognitive-behavioral treatment of perfectionism. Cognitive-behavioral treatment of perfectionism. New York: Guilford Publications

Flett, G. L., & Hewitt, P. L. (2016). Still Measuring Perfectionism After All These Years: Reflections and an Introduction to the Special Issue on Advances in the Assessment of Perfectionism. Journal of Psychoeducational Assessment, 1–5. http://doi.org/10.1177/0734282916651540

Freiberg, A., Stover, J., de la Iglesia, G., & Fernández, M. (2013). Correlaciones policóricas y tetracóricas en estudios factoriales exploratorios y confirmatorios. Ciencias Psicológicas, 7(2),151-164

Frost, R. O., Marten, P., Lahart, C., & Rosenblate, R. (1990). The dimensions of perfectionism. Cognitive Therapy and Research, 14(5), 449–468. http://doi.org/10.1007/BF01172967

Gäde, J. C., Schermelleh-Engel, K., & Klein, A. G. (2017). Disentangling the common variance of perfectionistic strivings and perfectionistic concerns: A bifactor model of perfectionism. Frontiers in Psychology, 8(FEB). http://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00160

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman.

Handley, A. K., Egan, S. J., Kane, R. T., & Rees, C. S. (2015). A randomised controlled trial of group cognitive behavioural therapy for perfectionism. Behaviour Research and Therapy, 68, 37–47. http://doi.org/10.1016/j.brat.2015.02.006

Hewitt, P. L., Flett, G. L., Turnbull-Donovan, W., & Mikail, S. F. (1991). The Multidimensional Perfectionism Scale: Reliability, validity, and psychometric properties in psychiatric samples. Psychological Assessment, 3(3), 464–468. http://doi.org/10.1037/1040-3590.3.3.464

Hu, L. T., & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, 6(1), 1–55. http://doi.org/10.1080/10705519909540118

Kim, L. E., Chen, L., MacCann, C., Karlov, L., & Kleitman, S. (2015). Evidence for three factors of perfectionism: Perfectionistic Strivings, Order, and Perfectionistic Concerns. Personality and Individual Differences, 84, 16–22. http://doi.org/10.1016/j.paid.2015.01.033

Ferrando, P. J., & Lorenzo-Seva, U. (2014). El análisis factorial exploratorio de los ítems: algunas consideraciones adicionales. Anales de Psicología, 30(3), 1170-1175.

Mitchell, J. H., Newall, C., Broeren, S., & Hudson, J. L. (2013). The role of perfectionism in cognitive behaviour therapy outcomes for clinically anxious children. Behaviour Research and Therapy, 51(9), 547–554. http://doi.org/10.1016/j.brat.2013.05.015

Mobley, M., Slaney, R. B., & Rice, K. G. (2005). Cultural validity of the Almost Perfect Scale--Revised for African American college students. Journal of Counseling Psychology, 52(4), 629–639. http://doi.org/http://dx.doi.org/10.1037/0022-0167.52.4.629

Park, H.-J. (2009). Validation of the Almost Perfect Scale-Revised. The Korean Journal of Counseling and Psychotherapy, 21(1), 131–149.

Pasquali, L. (2017). Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação (4th ed.). Petrópolis, RJ: Editora Vozes.

Rice, K. G., & Ashby, J. S. (2007). An efficient method for classifying perfectionists. Journal of Counseling Psychology, 54(1), 72–85. http://doi.org/10.1037/0022-0167.54.1.72

Rice, K. G., Ashby, J. S., & Slaney, R. B. (2007). Perfectionism and the Five-Factor Model of Personality. Assessment, 14(4), 385–398. http://doi.org/10.1177/1073191107303217

Rodriguez, A., Reise, S. P., & Haviland, M. G. (2016). Evaluating Bifactor Models : Calculating and Interpreting Statistical Indices, 21(2), 137–150. http://doi.org/http://dx.doi.org/10.1037/met0000045

Rodriguez, A., Reise, S. P., Haviland, M. G., Rodriguez, A., Reise, S. P., & Applying, M. G. H. (2015). Applying Bifactor Statistical Indices in the Evaluation of Psychological Measures Applying Bifactor Statistical Indices in the Evaluation of Psychological Measures, 3891(November). http://doi.org/10.1080/00223891.2015.1089249

Sastre-Riba, S., Pérez-Albéniz, A., & Fonseca-Pedrero, E. (2016). Assessing perfectionism in children and adolescents: Psychometric properties of the Almost Perfect Scale Revised. Learning and Individual Differences, 49, 386–392. http://doi.org/10.1016/j.lindif.2016.06.022

Slaney, R., Rice, K., Mobley, M., Trippi, J., & Ashby, J. S. (2001). The Revised Almost Perfect Scale. Measurement and Evaluation in Counseling & Development, 34(3), 130–145.

Smith, M. M., Smith, M. M., & Saklofske, D. H. (2017). The Structure of Multidimensional Perfectionism : Support for a Bifactor Model With a Dominant General Factor The Structure of Multidimensional Perfectionism : Support for a Bifactor Model With a Dominant General Factor, (April). http://doi.org/10.1080/00223891.2016.1208209

Stairs, A. M., Smith, G. T., Zapolski, T. C. B., Combs, J. L., & Settles, R. E. (2012). Clarifying the construct of perfectionism. Assessment, 19(2), 146–66. http://doi.org/10.1177/1073191111411663

Stoeber, J., Otto, K., Bardi, A., Giner-Sorolla, R., Hamilton-West, K., Joor-Mann, J., … Weick, M. (2006). Positive conceptions of perfectionism: Approaches, evidence, challenges. Personality and Social Psychology Review, 10(4), 295–319. http://doi.org/10.1207/s15327957pspr1004

Stoeber, J. (2018). The psychology of perfectionism: Critical issues, open questions, and future directions. In J. Stoeber (Ed.), The psychology of perfectionism: Theory, research, applications. London: Routledge.

Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics. Pearson, 24. http://doi.org/10.1037/022267

Törnblom, A. W., Werbart, A., & Rydelius, P. A. (2013). Shame Behind the Masks: The Parents’ Perspective on Their Sons’ Suicide. Archives of Suicide Research, 17(3), 242–261. http://doi.org/10.1080/13811118.2013.805644

Vandiver, B. J., & Worrell, F. C. (2002). The reliability and validity of scores on the Almost Perfect Scale–Revised with academically talented middle school students. The Journal of Secondary Gifted Education, 3(Spring), 108–119. http://doi.org/10.4219/jsge-2002-372

Walton, G. E., Hibbard, D. R., Coughlin, C., & Coyl-Shepherd, D. D. (2018). Parenting, personality, and culture as predictors of perfectionism. Current Psychology, 1-13. https://doi.org/10.1007%2Fs12144-018-9793-y

Wang, K. T., Puri, R., Slaney, R. B., Methikalam, B., & Chadha, N. (2012). Cultural Validity of Perfectionism Among Indian Students. Measurement and Evaluation in Counseling and Development, 45(1), 32–48. http://doi.org/10.1177/0748175611423109

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Soares, F. H. dos R., de Carvalho, A. V., Keegan, E., Neufeld, C. B., & Mansur-Alves, M. (2020). PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA ALMOST PERFECT SCALE-REVISED ADAPTADA PARA O PORTUGUÊS. Avaliação Psicológica, 19(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/17282

Edição

Seção

Relato de Pesquisa