INSTRUMENTOS PARA AVALIAR A COPARENTALIDADE: QUAL DELES USAR?

Autores

  • Thaís Ramos de Carvalho Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Elizabeth Joan Barham Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

Coparentalidade, Instrumento, Psicometria, Validade

Resumo

A coparentalidade envolve as interações que ocorrem entre a mãe e o pai de uma criança, que é da responsabilidade de ambos. Com base em uma análise de publicações nacionais, não foram encontrados instrumentos de coparentalidade para uso no Brasil. Assim, o objetivo do presente estudo foi de comparar instrumentos de coparentalidade descritos na literatura internacional e selecionar aquele com a melhor fundamentação teórica e as melhores propriedades psicométricas. Por meio de uma busca sistemática em bases de dados eletrônicas, foram encontrados 35 artigos sobre a validação de oito instrumentos de coparentalidade. Depois de analisar as evidências, recomenda-se que o Coparenting Relationship Scale seja adaptado e validado para uso no Brasil. Um instrumento desta natureza pode ser usado para avaliar intervenções que visem ajudar mães e pais a lidarem com conflitos em relação a como criar seu filho, para que eles consigam agir como uma equipe unida.

Biografia do Autor

Thaís Ramos de Carvalho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos, na área de desenvolvimento adulto.

Elizabeth Joan Barham, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Pesquisa questões de desenvolvimento adulto, com foco em habilidades de pessoas que cuidam de familiares dependentes (filhos ou parentes idosos).

Publicado

2016-10-20

Como Citar

Carvalho, T. R. de, & Barham, E. J. (2016). INSTRUMENTOS PARA AVALIAR A COPARENTALIDADE: QUAL DELES USAR?. Avaliação Psicológica, 15(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11310

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.