Adaptação brasileira da Coping with Children’s Negative Emotions Scale (CCNES)
Palavras-chave:
adaptação, CCNES, socialização emocionalResumo
O objetivo deste estudo foi apresentar a versão traduzida para o português e adaptada da Coping with Children’s Negative Emotions Scale (CCNES) e verificar seus parâmetros psicométricos preliminares. Participaram do estudo 100 mães de crianças entre três e cinco anos. O estudo foi desenvolvido em seis etapas: tradução da escala original; avaliação da escala traduzida por especialistas; avaliação da escala traduzida pelo público-alvo em grupos focais; retrotradução; piloto; coleta de dados e avaliação de propriedades psicométricas e de relações com dados sociodemográficos das participantes. Foram obtidos valores satisfatórios de consistência interna, com exceção da subescala reações de desconforto. Houve correlações moderadas entre algumas das subescalas e as variáveis escolaridade materna, escolaridade paterna e renda familiar apresentaram correlações fracas com as subescalas do instrumento. A avaliação preliminar da CCNES indica seu bom funcionamento, porém, são necessárias análises adicionais com uma amostra ampliada.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.