Instrumentos de Autorregulação Emocional: Uma Revisão de Literatura

Autores

Palavras-chave:

inteligência emocional, ansiedade, autocontrole.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a produção científica relativa aos instrumentos que avaliam a autorregulação emocional por meio de uma revisão integrativa de literatura de uma base de dados brasileira SciELO, no período entre 2008 e 2017. Foram analisados 19 artigos, considerando os instrumentos mais utilizados, ano e país de publicação, construtos relacionados à regulação das emoções e amostras de aplicação dos instrumentos. O maior número de publicações se deu em 2016 e 2014. A inteligência emocional foi o construto mais estudado e a Trait Meta-Mood Scale o instrumento mais utilizado. A amostra mais frequentemente pesquisada foi a de adultos. Conclui-se que o os modelos do Emotional Regulation Questionnaire e da Difficulties in Emotion Regulation Scale são os mais utilizados para avaliar a autorregulação. Ademais, o número pesquisas sobre a autorregulação emocional tem aumentado, sendo essa um importante recurso na preservação da saúde..

Biografia do Autor

Helder Henrique Viana Batista, Universidade São Francisco

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco (2017-atual).

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco (2016-2017), Bolsista CAPES.

Graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2015).

Experiência na área de Psicologia Hospitalar: atendimentos realizados a familiares e pacientes em leitos de UTI, Enfermaria, Pronto Atendimento e outros setores; desenvolvimento de grupos de sala de espera com familiares de pacientes de UTI; treinamento para equipe de enfermagem; Projetos com cuidadores de idosos;

Ana Paula Porto Noronha, Universidade São Francisco

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Psicologia Escolar (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É Professora Associada do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, formação profissional, validação, avaliação percepto-motora, avaliação da inteligência, orientação profissional e psicologia positiva. Foi secretária e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2003-2005; 2007-2009). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação nos biênios 2003-2005 e 2009-2011. Coordenou o GT de Pesquisa em Avaliação Psicológica e de Avaliação em Psicologia Positiva da ANPEPP em 2006 e 1016. Foi editora dos periódicos Avaliação Psicológica (2006-2010) e Psico-USF (2011-2016). É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq - 1A.

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Batista, H. H. V., & Noronha, A. P. P. (2018). Instrumentos de Autorregulação Emocional: Uma Revisão de Literatura. Avaliação Psicológica, 17(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/15643

Edição

Seção

Artigo de Revisão