Avaliação de sintomas psicológicos no transtorno da acumulação: Um estudo de caso

Autores

  • Diego Rafael Schmidt Faculdade Meridional/IMED
  • Cristina Pilla Della Méa Faculdade Meridional/IMED

Palavras-chave:

Transtorno da acumulação, Depressão, Ansiedade, Esquemas iniciais desadaptativos.

Resumo

O transtorno da acumulação (TA) caracteriza-se pela aquisição de itens desnecessários, dificuldade em se desfazer de objetos e a desorganização do ambiente de convívio. O estudo de caso analisa as características de personalidade e os sintomas psicológicos comórbidos numa paciente com diagnóstico de TA. Para o levantamento de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada, o Questionário dos Esquemas de Young (QEY-S2), o Inventário dos Estilos Parentais de Young (IEP), o Inventário de Depressão e Ansiedade de Beck (BDI-II e BAI, respectivamente), o Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL) e o Método de Rorschach. Nos resultados, observou-se a presença de Esquemas iniciais desadaptativos (EIDs) pertencentes ao domínio de desconexão e rejeição, sugerindo uma conexão entre os sintomas do TA e experiências emocionais negativas vivenciadas pela paciente durante a infância. Futuramente, recomenda-se a realização de novos estudos para avaliar a relação entre os resultados da pesquisa e o TA.

Biografia do Autor

Diego Rafael Schmidt, Faculdade Meridional/IMED

Graduação em Psicologia (2013) e pós-graduação em Avaliação e Diagnóstico Psicológico: Enfoque Clínico pela Faculdade Meridional (2016, IMED). Na área clínica, tem experiência em psicoterapia, com ênfase na abordagem cognitivo-comportamental para transtornos de humor, ansiedade e da personalidade.

Cristina Pilla Della Méa, Faculdade Meridional/IMED

Possui graduação em Faculdade de Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Passo Fundo (2000). Especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (2003). Especialização em Psicologia Clínica pela Faculdade Meridional -IMED (2008). Atua como psicóloga clínica.É professora e supervisora de estágios da Escola de Psicologia- Faculdade Meridional (IMED). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopatologia, psicoterapia cognitivo-comprtamental.

Publicado

2017-06-15

Como Citar

Schmidt, D. R., & Della Méa, C. P. (2017). Avaliação de sintomas psicológicos no transtorno da acumulação: Um estudo de caso. Avaliação Psicológica, 16(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12430

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.