Variáveis do contexto escolar como preditoras da autoeficácia e ansiedade dos alunos
Palavras-chave:
modelo hierárquico linear, variáveis não cognitivas, avaliação educacionalResumo
A ampliação das políticas públicas de avaliação educacional em larga escala trouxe atenção ao papel dos aspectos econômicos, sociais e psicológicos ligados ao desempenho escolar dos alunos. O presente estudo investigou a associação entre as variáveis não cognitivas ansiedade e autoeficácia com desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública do estado de Minas Gerais. Utilizou-se o método de modelagem multinível em cada ano escolar, e os resultados indicaram que as variáveis do contexto escolar influenciam a expressão da ansiedade e das crenças de autoeficácia dos alunos. Concluiu-se que intervenções sobre as variáveis não cognitivas podem contribuir para minimizar o papel que as variáveis de contexto escolar exercem sobre o desempenho dos alunos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.