Variáveis do contexto escolar como preditoras da autoeficácia e ansiedade dos alunos

Autores

  • Alexandre Luiz de Oliveira Serpa Serpa Universidade São Francisco
  • Tufi Machado Soares Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Neimar da Silva Fernandes Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

Palavras-chave:

modelo hierárquico linear, variáveis não cognitivas, avaliação educacional

Resumo

A ampliação das políticas públicas de avaliação educacional em larga escala trouxe atenção ao papel dos aspectos econômicos, sociais e psicológicos ligados ao desempenho escolar dos alunos. O presente estudo investigou a associação entre as variáveis não cognitivas ansiedade e autoeficácia com desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública do estado de Minas Gerais. Utilizou-se o método de modelagem multinível em cada ano escolar, e os resultados indicaram que as variáveis do contexto escolar influenciam a expressão da ansiedade e das crenças de autoeficácia dos alunos. Concluiu-se que intervenções sobre as variáveis não cognitivas podem contribuir para minimizar o papel que as variáveis de contexto escolar exercem sobre o desempenho dos alunos.

Biografia do Autor

  • Alexandre Luiz de Oliveira Serpa Serpa, Universidade São Francisco
    Psicólogo, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Doutorando em Psicologia da Universidade São Francisco
  • Tufi Machado Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e Coordenador de Pesquisa do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Neimar da Silva Fernandes, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação
    Auxiliar de Pesquisa do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Como Citar

Variáveis do contexto escolar como preditoras da autoeficácia e ansiedade dos alunos. (2016). Avaliação Psicológica, 14(2). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/10090

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