Evidências Adicionais de Validade da Escala de Satisfação no Trabalho

Autores

  • Luara Carvalho Universidade Salgado de Oliveira http://orcid.org/0000-0003-3852-3133
  • Hudson Golino University of Virginia
  • Luciana Mourão Universidade Salgado de Oliveira

Palavras-chave:

Satisfação no Trabalho, Validade Estatística, Modelo Bifatorial

Resumo

Este estudo objetivou identificar as propriedades da escala de satisfação no trabalho mais utilizada em amostras brasileiras em termos de sua estrutura, validade convergente e invariância da medida. Participaram da pesquisa 733 trabalhadores (46% mulheres)  vinculados a organizações de dois estados brasileiros e de diferentes categorias profissionais. Foram comparados quatro modelos estruturais (cinco fatores correlacionados, cinco fatores não correlacionados, hierárquico e bifatorial). Os resultados apontam que a estrutura bifatorial com cinco variáveis latentes de primeiro nível mais uma variável geral também de primeiro nível é o modelo estrutural mais robusto para avaliar a satisfação de trabalhadores brasileiros. A medida também apresentou correlação positiva de moderada a elevadas com outras duas variáveis do comportamento organizacional e foi invariante para todos os grupos testados, tendo a possibilidade de aplicação em amostras com diversidade tempo de trabalho, nível de escolaridade e gênero.

Biografia do Autor

Luara Carvalho, Universidade Salgado de Oliveira

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira

Hudson Golino, University of Virginia

Psicólogo e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de
Minas Gerais. Atualmente é Professor Assistente de Métodos Quantitativos no Departamento de Psicologia da University of Virginia

Luciana Mourão, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora na Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira

Referências

Alarcon, G. M., & Edwards, J. M. (2011). The relationship of engagement, job satisfaction and

turnover intentions. Stress and Health, 27(3), e294-e298. http://doi.org/10.1002/smi.1365

Begley, T. M., & Czajka, J. M. (1993). Panel analysis of the moderating effects of commitment on job satisfaction, intent to quit, and health following organizational change. Journal of Applied Psychology, 78(4), 552-556. doi: 10.1037/0021-9010.78.4.552

Borges-Andrade, J. E., & Zanelli, J. C. (2014). Psicologia e produção do conhecimento em organizações e trabalho. In J.C. Zanelli, J.E. Borges-Andrade, & A.V.B. Bastos, (Eds.), Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil (pp. 583-608). Porto Alegre, RS: Artmed.

Brayfield, A. H., & Rothe, H. F. (1951). An index of job satisfaction. Journal of Applied Psychology, 35, 307-311. doi: 10.1037/h0055617

Brown, T. A. (2006). Confirmatory factor analysis for applied research. New York: Guilford.

Byrne, B. M. (2010). Structural equation modeling with AMOS: basic concepts, applications, and programming (2nd ed.). Nova Iorque: Routledge, Taylor & Francis.

Coelho F. A., & Faiad, C. (2012). Evidências de validade da Escala de Satisfação no trabalho. Avaliação Psicológica, 11(1), 111-121. http://redalyc.org/articulo.oa?id=335027499011

El Akremi, A., Gond, J. P., Swaen, V., De Roeck, K., & Igalens, J. (2018). How do employees perceive corporate responsibility? Development and validation of a multidimensional corporate stakeholder responsibility scale. Journal of Management, 44(2), 619-657. https://doi.org/10.1177/0149206315569311

Ellickson, M. C. (2002). Determinants of job satisfaction of municipal government employees. Public Personnel Management, 31(3), 343-358. doi: 10.1177/009102600203100307

Franco, V. R., Valentini, F., & Iglesias, F. (2017). Introdução à análise fatorial confirmatória. In: B. F. Damásio, & J. C. Borsa. (Eds.), Instrumentos Psicológicos: Manual de desenvolvimento (pp. 295-322). São Paulo, SP: Vetor.

Golino, H. F., & Gomes, C. M., Amantes, A., & Coelho, G. (2015). Psicometria Contemporânea: Compreendendo os Modelos Rasch. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo/Pearson.

Hackman, J. R., & Oldham, G. R. (1975). Development of the Job Survey. Journal of Applied Psychology, 60(2), 159-170. doi.org/10.1037/h0076546

Hall, D. T., Yip, J., & Doiron, K. (2018). Protean careers at work: Self-direction and values orientation in psychological success. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 5, 129-156. doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-032117-104631

Herzberg, F., Mausner, B., & Snyderman, B. (1959). The motivation to work. New York: Wiley.

Hora, G. P. R., Ribas Júnior, R., & Souza, M. A. D. (2018). Estado da arte das medidas em satisfação no trabalho: uma revisão sistemática. Trends in Psychology, 26(2), 971-986. doi.org/10.9788/tp2018.2-16pt

International Test Comission. (2010). International Test Commission Guidelines for Translating and Adapting Tests. http://www.intestcom.org/upload/sitefi les/40.pdf

Jeon, M., Rijmen, F., & Rabe-Hesketh, S. (2018). CFA Models with a General Factor and Multiple Sets of Secondary Factors. Psychometrika, 83(4), 785-808.

Judge, T. A., Parker, S. K., Colbert, A. E., Heller, D., & Iles, R. (2001). Job Satisfaction: A Cross-cultural Review. In N. Anderson, D. S. Ones, H. K. Sinangil & C. Viswesvaran (Eds.), Handbook of Industrial, Work & Organizational Psychology. Organizational Psychology (pp. 25–52). London: Sage.

Judge, T. A., & Kammeyer-Mueller, J. D. (2012). Job Attitudes. Annual Review of Psychology, 63, 341-367.

Johnson, R. E., Rosen, C. C., Chang, C. H., Djurdjevic, E., & Taing, M. U. (2012). Recommendations for improving the construct clarity of higher-order multidimensional constructs. Human Resource Management Review, 22, 62-72.

Johnson, R. E., Rosen, C. C., & Chang, C. H. (2011). To aggregate or not to aggregate: Steps for developing and validating higher-order multidimensional constructs. Journal of Business and Psychology, 26(3), 241-248. https://doi.org/10.1007/s10869-011-9238-1

Kunkel, F. I. R., & Vieira, K. M. (2012). Bem-estar no Trabalho: um estudo junto aos servidores públicos da prefeitura municipal de cerro largo, Rio Grande do Sul. Gestão & Regionalidade, 28(83). http://dx.doi.org/10.13037/gr.vol28n83.1789

Locke, E. A. (1976). The nature and causes of job satisfaction. In M. D. Dunnette (Eds.), Handbook of industrial and organizational psychology (pp. 1297-1350). Chicago: Rand McNally College Publishing Company.

Lodahl, T. M., & Kejner, M. (1965). The definition and measurement of job involvement. Journal of Applied Psychology, 49, 23-33.

Marqueze, E. C., & Moreno, C. R. C. (2005). Satisfação no trabalho - uma breve revisão. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 30(112), 69-79.

Martins, M. C. F., & Santos, G.E. (2006). Adaptação e validação de construto da Escala de Satisfação no Trabalho. Psico-USF, 11(2), 195-205.

Mathieu, C., Fabi, B., Lacoursière, R., & Raymond, L. (2016). The role of supervisory behavior, job satisfaction and organizational commitment on employee turnover. Journal of Management & Organization, 22(1), 113-129. doi: http://doi.org/10.1017/jmo.2015.25

Miles, J., & Shevlin, M. (2001). Applying regression and correlation: A guide for students and researchers. London: Sage Publications.

Mourão, L., Bastos, A. V. B., & Oliveira, R. P. (2016). The saying and the doing in research on WOP. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 16(4), 333-339.

doi:/10.17652/rpot/2016.4.12575

Mudor, H., & Tooksoon, P. (2011). Conceptual framework on the relationship between human

resource management practices, job satisfaction, and turnover. Journal of Economics and Behavioral Studies, 2(2), 41-49.

O'Reilly, C. A. (1991). Organizational Behavior: Where We'Ve Been, Where Were Going. Annual Review of Psychology, 42, 427-458. doi: 10.1146/annurev.ps.42.020191.002235

Preacher, K. J., & MacCallum, R. C. (2003). Repairing Tom Swift’s electric factor analysis machine. Understanding Statistics: Statistical issues in psychology, education, and the social sciences, 2(1), 13-32. doi.org/10.1207/S15328031US0201_02

Rodrigues, A. C. A., & Carvalho-Freitas, M. N. (2016). Theoretical fragmentation: origins and repercussions in Work and Organizational Psychology. Revista Psicologia, Organizações e Trabalho, 16(4), 310-315. doi:10.17652/ rpot/2016.4. 12630.

Rosseel, Y. (2012). Lavaan: An R Package for Structural Equation Modeling. Journal of Statistical Software, 48(2), 1-36. https://link.springer.com/article/10.1007%2FBF03396886

Rueda, F. J. (2015). Análise fatorial confirmatória da Escala de Satisfação no Trabalho nas versões de 25 e 15 itens. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 15(1), 82-88. doi: 10.17652/rpot/2015.1.436

Satorra, A., & Bentler, P. M. (2010). Ensuring Positiveness of the Scaled Difference Chisquare Test Statistic. Psychometrika, 75, 243-248. doi: 10.1007/S11336-009-9135-Y

Silva, C. A., & Ferreira, M. C. (2013). Dimensões e indicadores da qualidade de vida e do bem-estar no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29(3), 331-339. doi:10.1590/S0102-37722013000300011.

Siqueira, M. M. M. (1995). Antecedentes de comportamentos de cidadania organizacional: análise de um modelo pós-cognitivo (Tese de doutorado). Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Siqueira, M. M. M. (2008). Satisfação no trabalho. In M. M. M. Siqueira (Eds.), Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e gestão (pp. 265-274). Porto Alegre, RS: Artmed.

Siqueira, M. M. M., & Padovam, V. A. R. (2008). Bases teóricas de bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico e bem-estar no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24(2), 201-209. doi.org/10.1590/S0102-37722008000200010

Siqueira, M. M. M. & Gomide Jr., S. (2014). Vínculos do indivíduo com o trabalho e com a organização. In J.C. Zanelli, J.E. Borges-Andrade, & A.V.B. Bastos, (Eds.), Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil (pp. 316-348). Porto Alegre, RS: Artmed.

Staw, B. W. (1984). Organizational behavior: a review and reformulation of the field’s outcome variables. Annual Review of Psychology, 35, 627-666.

doi:10.1146/annurev.ps.35.020184.003211

Valentini, F., & Bruno, D. F. (2017). Variância média extraída e confiabilidade composta: indicadores de precisão. Psicologia: teoria e pesquisa, 32(2), 1-7.

Valentini, F., Franco, V. R., & Iglesias, F. (2017). Introdução à análise de invariância: influência de variáveis categóricas e intervalares na parametrização dos itens. In: B. F. Damásio, & J. C. Borsa. (Eds.), Instrumentos Psicológicos: Manual de desenvolvimento (pp. 347-376). São Paulo, SP: Vetor.

Van Bavel, J. J., Mende-Siedlecki, P., Brady, W. J., & Reinero, D. A. (2016). Reply to Inbar: Contextual sensitivity helps explain the reproducibility gap between social and cognitive psychology. Proceedings of the National Academy of Sciences, 113(34), e4935-e4936. http://doi. org/10.1073/pnas.1609700113

van Vianen, A. E. M. (2018). Person–Environment Fit: A Review of Its Basic Tenets. Annual Review of Psychology and Organizational Behavior, 5(1), 75-101. doi:10.1146/annurev-orgpsych-032117-104702

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Carvalho, L., Golino, H., & Mourão, L. (2022). Evidências Adicionais de Validade da Escala de Satisfação no Trabalho. Avaliação Psicológica, 20(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/17426

Edição

Seção

Relato de Pesquisa