Validação Preliminar da Escala de Síndrome Pré-Menstrual

Autores

  • Magno Oliveira Macambira Universidade Metodista de São Paulo
  • Hudson Golino Professor Auxiliar do Programa de Métodos Quantitativos do Departamento de Psicologia da Universidade da Virgínia (EUA)

Palavras-chave:

Medidas organizacionais e ocupacionais, Síndrome pré-menstrual, Saúde do trabalhador, Síndrome disfórica pré-menstrual.

Resumo

Os estudos sobre variáveis exclusivamente femininas são raros na literatura nacional. O presente estudo, teve como objetivo uma validação preliminar da Escala de Síndrome Pré-menstrual (ESPm). O instrumento foi elaborado a partir de propostas oriundas da enfermagem e nutrição e passou pelo crivo de juízes que avaliaram os itens e fatores propostos. Posteriormente, o instrumento foi aplicado em 391 trabalhadoras, por meio de um link disponibilizado virtualmente. Os indicadores de validade foram identificados, a partir da análise fatorial confirmatória, onde a melhor adequação foi apresentada por um modelo bifatorial, com menor qui-quadrado, menos graus de liberdade, além de um RMSEA de 0,04 e um CFI de 0,98. Os dois fatores que compõem a escala final (fator emocional e fator físico) contém ao todo 38 itens.

Biografia do Autor

Magno Oliveira Macambira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP.

Hudson Golino, Professor Auxiliar do Programa de Métodos Quantitativos do Departamento de Psicologia da Universidade da Virgínia (EUA)

Doutor em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor auxiliar do Programa de Métodos Quantitativos do Departamento de Psicologia da Universidade da Virgínia (EUA).

Publicado

2018-04-15

Como Citar

Macambira, M. O., & Golino, H. (2018). Validação Preliminar da Escala de Síndrome Pré-Menstrual. Avaliação Psicológica, 17(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/13662

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.