Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL): normas de habilidade para crianças de pré-escola a 3o ano

Autores

Palavras-chave:

consciência fonológica, THPL, psicometria

Resumo

O objetivo da investigação consistiu em construir os dados normativos das habilidades em consciência fonológica e memória visual do Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), para crianças entre 4 e 8 anos. O instrumento avalia o nível de habilidade em consciência fonológica e memória visual, é de fácil aplicação, autoaplicável, adaptativo e informatizado. Participaram da investigação 404 crianças. Foram analisadas as diferenças na habilidade em função da idade e do ano escolar. Os resultados revelaram que as crianças mais velhas e de séries mais avançadas possuem melhor habilidade no THPL do que as crianças mais novas e em séries iniciais.  O instrumento poderá ser utilizado em escolas e clínicas para avaliação de elementos essenciais ao processo exitoso da leitura.

Biografia do Autor

Carla Alexandra Moita Minervino, Universidade Federal da Paraíba

Estágio pós-doutoral em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Professora da Universidade Federal da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP).Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, neuropsicologia, emoção e cognição.

Émille Burity Dias, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento

Universidade Federal da Paraíba

Publicado

2017-10-15

Como Citar

Minervino, C. A. M., & Dias, Émille B. (2017). Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL): normas de habilidade para crianças de pré-escola a 3o ano. Avaliação Psicológica, 16(4). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12779

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.