Job crafting: conceituação e qualidade científica das medidas

Autores

  • RITA PIMENTA DE DEVOTTO Pontíficia Universidade Católica de Campinas
  • SOLANGE MUGLIA WECHSLER Pontíficia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

redesenho do trabalho, avaliação psicológica, validade, precisão, comportamento organizacional.

Resumo

O Job crafting é um processo de ações proativas individuais para redesenhar o trabalho visando adequá-lo aos valores, competências e motivações individuais, ou para otimizar recursos e demandas com necessidades e recursos pessoais. Verificamos as qualidades científicas das medidas do construto em quatro bases de dados no período entre 2001 à Agosto de 2017. Identificamos duas formas diferentes de conceitualizar o construto, quatro instrumentos diferentes para sua avaliação e sete trabalhos de adaptação e validação para outros contextos. Analisamos os 11 instrumentos selecionados em termos de fontes de evidência de validade e precisão. As formas mais utilizadas foram as evidências de validade baseadas na estrutura interna e na relação com variáveis externas e a precisão por meio do alpha de Cronbach. Duas medidas foram validadas para o Brasil possibilitando a pesquisa sobre as ações de redesenho do trabalho. Conclui-se que o job crafting é mensurável de forma válida e precisa. 

Biografia do Autor

RITA PIMENTA DE DEVOTTO, Pontíficia Universidade Católica de Campinas

Pedagoga (Unicamp). MBA Executivo pelo IAE Business School (Argentina). Master of Science in Creativity and Problem Solving, State University of New York (EUA). Mestre em Psicologia (PUCAMP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC – Campinas. Professora convidada do IAE Business School (Argentina).

SOLANGE MUGLIA WECHSLER, Pontíficia Universidade Católica de Campinas

Psicóloga (PUC-RJ). Mestre e Doutora em Psicologia pela University of Georgia (EUA). Pós-doutorado pelo Torrance Center of Creative Studies. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC – Campinas. Editora chefe da revista Estudos de Psicologia (Campinas). Dirige o Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 

Publicado

2018-06-15

Como Citar

PIMENTA DE DEVOTTO, R., & MUGLIA WECHSLER, S. (2018). Job crafting: conceituação e qualidade científica das medidas. Avaliação Psicológica, 17(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14335

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.