Escala de Autoeficácia no trabalho: evidências de validade e precisão

Autores

  • Hugo Ferrari Cardoso Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Makilim Nunes Baptista Universidade São Francisco (USF)

Palavras-chave:

autoeficácia no trabalho, psicologia organizacional e do trabalho, avaliação psicológica.

Resumo

O artigo apresenta estudos de qualidades psicométricas para a Escala de Autoeficácia no Trabalho (EAE-T), sendo um de validade com base na estrutura interna (Análise Fatorial Exploratória - AFE e Análise Fatorial Confirmatória - AFC) e o outro de precisão por meio de consistência interna. No estudo de validade com base na AFE e precisão, a EAE-T foi aplicada em 525 trabalhadores, e como resultados, foi reduzida a 23 itens, distribuídos em dois fatores (fator 1, Execução no Trabalho, com cargas fatoriais variando entre 0,48 e 0,79, e o fator 2, Relações Interpessoais Trabalhistas, com cargas entre 0,52 e 0,81). Os coeficientes de precisão foram de 0,89 (fator 1) e 0,88 (fator 2). Já na análise AFC, a EAE-T com 23 itens foi aplicada em 725 trabalhadores, e verificou-se que todos os indicadores utilizados se mostraram com valores adequados, sendo que a estrutura (bifatorial) da EAE-T também foi confirmada. 

Biografia do Autor

Hugo Ferrari Cardoso, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

avaliação psicológica, suporte organizacional, social e familiar, depressão, suicídio, psicologia organizacional e do trabalho e psicologia do trânsito.

Publicado

2018-04-15

Como Citar

Cardoso, H. F., & Baptista, M. N. (2018). Escala de Autoeficácia no trabalho: evidências de validade e precisão. Avaliação Psicológica, 17(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/13946

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.