Estrutura fatorial da Escala de Respostas Comportamentais à Mudança Organizacional

Autores

  • Vanessa de Fátima Nery Universidade de Brasília
  • Elaine Rabelo Neiva Universidade de Brasília
  • Kettyplyn Sanches Franco Universidade de Brasília

Palavras-chave:

mudança organizacional, análise fatorial, medida.

Resumo

As respostas comportamentais dos indivíduos são fundamentais para o sucesso dos programas de mudança organizacional. O presente estudo descreve o processo de verificação das evidências de validade da Escala de Respostas Comportamentais à Mudança Organizacional, instrumento que integra duas dimensões comportamentais – comportamento de apoio e resistência - na mesma escala. A escala também foi construída em duas versões: com o referente no nível individual e com o referente no nível coletivo. Para isso, foram realizadas análises fatoriais exploratórias (N=239 e N=294) e análises fatoriais confirmatórias (N=400 e N=424) das duas versões da escala e os resultados são comparados para discutir a questão do nível de análise. As versões finais da escala contaram com onze itens distribuídos em estrutura bifatorial: Comportamento de apoio e resistência. Na discussão, a estrutura fatorial da escala é analisada e é ressaltado seu papel como ferramenta de diagnóstico para a gestão das mudanças nas organizações.

Biografia do Autor

Vanessa de Fátima Nery, Universidade de Brasília

Psicóloga, Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações.

Elaine Rabelo Neiva, Universidade de Brasília

Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, Pós-doutorado na Columbia University, Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e  das Organizações.

Kettyplyn Sanches Franco, Universidade de Brasília

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações.

Publicado

2018-01-15

Como Citar

Nery, V. de F., Neiva, E. R., & Franco, K. S. (2018). Estrutura fatorial da Escala de Respostas Comportamentais à Mudança Organizacional. Avaliação Psicológica, 17(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/13327

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.