AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM CÂNCER: UTILIZANDO O DFH-III

Autores

  • Manuela Zubaram Santos Univali
  • Jamir Sardá Jr. Univali
  • Marina Menezes Univali
  • André Thieme Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

câncer em crianças, desenvolvimento cognitivo, desenho.

Resumo

O câncer é uma doença com implicações afetivas, sociais e cognitivas. Em decorrência do tempo de tratamento e seus efeitos crianças com câncer podem sofrer restrições passíveis de comprometer seu desenvolvimento. A presente pesquisa investigou o desenvolvimento cognitivo de crianças com câncer. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de uma breve entrevista e do desenho da figura humana (DFH-III) aplicado em seis pacientes com câncer, atendidas no hospital infantil Joana de Gusmão localizado em Florianópolis – SC. A análise dos dados foi feita segundo os critérios estabelecidos no manual do DFH-III. Os resultados indicam que dentre as seis crianças avaliadas, uma criança apresentou algum atraso no seu desenvolvimento cognitivo, as demais obtiveram resultados na média e acima da média para seu grupo normativo, segundo os critérios estabelecidos pelo DFH-III. Estes dados estão em consonância com a literatura e justificam a importância da realização de avaliações psicológicas sistemáticas nessa população.

Biografia do Autor

Manuela Zubaram Santos, Univali

Psicóloga organizacional. Univali.

Jamir Sardá Jr., Univali

Doutor em Psicologia. Docento do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí.

Marina Menezes, Univali

Doutora em Psicologia e docente no curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Itajaí, SC.

André Thieme, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Florianópolis, SC.

Publicado

2016-09-13

Como Citar

Santos, M. Z., Sardá Jr., J., Menezes, M., & Thieme, A. (2016). AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM CÂNCER: UTILIZANDO O DFH-III. Avaliação Psicológica, 12(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8017

Edição

Seção

Estudo Teórico