VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO E DE CONSTRUCTO DA ESCALA “STUDENT ALIENATION AND TRAUMA SURVEY - R”

Autores

  • Paloma Pegolo de Albuquerque Universidade Federal de São Carlos
  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams UFSCar

Palavras-chave:

Instrumentos psicológicos, validação de conteúdo, validação de constructo, violência na escola, trauma

Resumo

Objetivou-se realizar uma validação de conteúdo e de constructo da escala Student Alienation and Trauma Survey – R. Para a validação de conteúdo, foram feitas: tradução, retrotradução, equivalência semântica, análise do instrumento por profissionais da área e avaliação por amostra da população alvo; e para validação de constructo foi realizada análise fatorial exploratória e cálculo do alfa de Crombach das partes I (experiências de vitimização escolar) e II (sintomas decorrentes da vitimização) do instrumento. A maioria dos itens não foi alterada, tendo tido também um índice adequado de concordância entre os juízes. Após 46 estudantes universitários terem preenchido a escala, foram realizadas adaptações. Foram obtidos quatro fatores na parte I e 10 na II. Além disso, os alfas de Crombach das duas subescalas foram adequados. Os resultados obtidos com esse estudo apontam para a viabilidade da utilização do instrumento no contexto brasileiro, no entanto ainda são necessários estudos de validação externa.

Biografia do Autor

  • Paloma Pegolo de Albuquerque, Universidade Federal de São Carlos
    É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bolsista FAPESP. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina e Mestrado em Educação Especial pela UFSCar. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente com o tema do impacto da violência na escola.
  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, UFSCar

    Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Mestre em Psicologia pela Universidade de Manitoba (Canadá) e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar e coordenadora do LAPREV (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência).

Publicado

2016-09-21

Edição

Seção

Estudo Teórico

Como Citar

VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO E DE CONSTRUCTO DA ESCALA “STUDENT ALIENATION AND TRAUMA SURVEY - R”. (2016). Avaliação Psicológica, 13(1). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8961

Artigos Semelhantes

1-10 de 327

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.