EVIDENCIAS DE VALIDADE DO HUMANGUIDE PARA O PERFIL DE EQUITADORES PROFISSIONAIS

Autores

  • André Augusto Rossi Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Correlação, Evidências de validade, Personalidade, Perfil Motivacional

Resumo

O presente estudo objetivou buscar evidências de validade para o instrumento HumanGuide (HG) por meio da correlação entre os oito fatores e as facetas da Bateria Fatorial da Personalidade (BFP). Ambos instrumentos avaliam a personalidade como construto, em que os fatores espelham semelhanças das características do perfil pessoal do indivíduo. Participaram deste estudo 78 equitadores profissionais, com idade entre 18 a 60 anos (M=36,06; DP=9,42). O HG como instrumento informatizado, mostrou agilidade e economia no processo de avaliação. Por meio da análise correlacional com a BFP, foram encontradas 56 correlações com magnitude baixa e moderada de nível de significância de p 0,05 e p 0,001. Os resultados foram satisfatórios, e se considerou o HG adequado para predizer possíveis comportamentos e característica do perfil motivacional dessa população.

Biografia do Autor

André Augusto Rossi, Universidade São Francisco

Psicólogo Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco. Realiza pesquisas com foco em Avaliação da Personalidade, Personalidade, Psicanálise e Psicoterpia.

Publicado

2016-10-11

Como Citar

Rossi, A. A. (2016). EVIDENCIAS DE VALIDADE DO HUMANGUIDE PARA O PERFIL DE EQUITADORES PROFISSIONAIS. Avaliação Psicológica, 14(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/10034

Edição

Seção

Relato de Pesquisa