Construção de uma escala reduzida de cinco grandes fatores de personalidade

Autores

  • Maria Fabiana Damasio Passos Universidade de Brasilia
  • Jacob Arie Laros Universidade de Brasília

Palavras-chave:

construção de escalas, cinco grandes fatores de personalidade, diferencial semântico

Resumo

O presente estudo visou construir um instrumento reduzido para avaliar os cinco grandes fatores de personalidade utilizando a escala de diferencial semântico e verificar as evidências de validade e fidedignidade do novo instrumento. Elaborou-se um conjunto de 47 itens que foi aplicado para uma amostra de 365 estudantes universitários do Distrito Federal, com idade média de 29,5 anos (DP=8,6), sendo 53,0% de mulheres. A estrutura fatorial do novo instrumento foi verificada usando Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Tanto na AFE como na AFC foram identificados os cinco grandes fatores de personalidade com coeficientes de consistência interna entre 0,71 e 0,85. Os resultados das análises mostram evidências satisfatórias de fidedignidade e validade do instrumento construído. 

Biografia do Autor

Maria Fabiana Damasio Passos, Universidade de Brasilia

Psicóloga, mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia e doutoranda pelo Programa de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília.

Jacob Arie Laros, Universidade de Brasília

Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília

Publicado

2016-10-03

Como Citar

Passos, M. F. D., & Laros, J. A. (2016). Construção de uma escala reduzida de cinco grandes fatores de personalidade. Avaliação Psicológica, 14(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9803

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.