ENSINO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO NORTE BRASILEIRO: ANALISANDO AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

Autores

  • Leogildo Alves Freires Universidade Federal de Roraima
  • José Humberto da Silva Filho
  • Gleidson Diego Lopes Loureto
  • Renan Pereira Monteiro
  • Valdiney Veloso Gouveia

Palavras-chave:

ensino da psicologia, avaliação psicológica, formação profissional.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as ementas das disciplinas em Avaliação Psicológica (AP) de cursos de graduação do Norte brasileiro. Inicialmente, identificaram-se 36 cursos de Psicologia nesta região, sendo que 28 disponibilizaram informações sobre suas respectivas matrizes curriculares, observando-se a pluralidade de denominações no campo da AP. Ademais, verificou-se que os cursos de graduação ofertam, em média, 3,82 disciplinas nesta área, sendo que o contato inicial se dá a partir do segundo ano do curso. Com relação ao conteúdo das ementas, apenas seis instituições a disponibilizaram, sendo tais informações analisadas com o software Iramuteq. Os resultados indicaram, principalmente, um processo de formação de caráter tecnicista voltado ao psicodiagnóstico, destacando a aplicação e interpretação de instrumental psicológico com enfoque em construtos da inteligência e personalidade. Conclui-se que existe a necessidade de esforços para alinhar o ensino da avaliação psicológica no Norte às diretrizes desta área no Brasil.

Biografia do Autor

Leogildo Alves Freires, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e Professor Adjunto I do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima.

Publicado

2018-04-15

Como Citar

Freires, L. A., Filho, J. H. da S., Loureto, G. D. L., Monteiro, R. P., & Gouveia, V. V. (2018). ENSINO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO NORTE BRASILEIRO: ANALISANDO AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS. Avaliação Psicológica, 16(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12589

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)