ENSINO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO NORTE BRASILEIRO: ANALISANDO AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS
Palavras-chave:
ensino da psicologia, avaliação psicológica, formação profissional.Resumo
O presente estudo objetivou analisar as ementas das disciplinas em Avaliação Psicológica (AP) de cursos de graduação do Norte brasileiro. Inicialmente, identificaram-se 36 cursos de Psicologia nesta região, sendo que 28 disponibilizaram informações sobre suas respectivas matrizes curriculares, observando-se a pluralidade de denominações no campo da AP. Ademais, verificou-se que os cursos de graduação ofertam, em média, 3,82 disciplinas nesta área, sendo que o contato inicial se dá a partir do segundo ano do curso. Com relação ao conteúdo das ementas, apenas seis instituições a disponibilizaram, sendo tais informações analisadas com o software Iramuteq. Os resultados indicaram, principalmente, um processo de formação de caráter tecnicista voltado ao psicodiagnóstico, destacando a aplicação e interpretação de instrumental psicológico com enfoque em construtos da inteligência e personalidade. Conclui-se que existe a necessidade de esforços para alinhar o ensino da avaliação psicológica no Norte às diretrizes desta área no Brasil.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.