MEDIDA DE MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL

Autores

  • Fabio Alexandre Pereira Scacchetti UTFPR
  • Katya Luciane Oliveira UEL
  • Sueli Édi Rufini UEL

Palavras-chave:

aprendizagem, motivação para aprender, ensino técnico profissional.

Resumo

A motivação no contexto escolar é um tema da educação discutido em diferentes espaços e culturas. A pesquisa teve como foco analisar a motivação para aprender em alunos do ensino técnico profissional. O objetivo geral foi a identificação do perfil motivacional para aprender, além da adaptação da escala validada, voltada ao ensino fundamental, possibilitando a utilização para diferente modalidade de ensino. A pesquisa adotou como método a abordagem descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional. Participaram 709 estudantes, provenientes de uma instituição privada e de uma instituição pública federal. Os estudantes foram avaliados por meio de um questionário continuum da motivação. Os dados foram organizados em planilha e submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial. Os resultados foram discutidos, visando à compreensão e ao mapeamento do perfil motivacional para aprender.

Biografia do Autor

Fabio Alexandre Pereira Scacchetti, UTFPR

Professor auxiliar Nível-I na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus de Apucarana-PR. Alocado na Coordenação de Engenharia Têxyil. Graduado em Engenharia Têxtil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Especialista em MBA - Gestão Empresarial pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Katya Luciane Oliveira, UEL

Psicóloga. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Docente do curso de Psicologia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Sueli Édi Rufini, UEL

Psicóloga. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora na UEL - Projeto PROCAD em parceria com a Faculdade de Educação/UNICAMP. Docente do Mestrado em Educação e Coordenadora de Ciência e Tecnologia junto à secretaria de Ciência e Tecnologia – SETI

Publicado

2016-09-27

Como Citar

Scacchetti, F. A. P., Oliveira, K. L., & Rufini, S. Édi. (2016). MEDIDA DE MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL. Avaliação Psicológica, 13(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9231

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)