Eficácia coletiva de professores: Evidências de validade de construto de um instrumento de avaliação
Palavras-chave:
professores, eficácia coletiva, análise fatorialResumo
Resumo
O presente artigo descreve o processo de construção e levantamento de evidências de validade de construto de um instrumento brasileiro para medir a eficácia coletiva de professores. Elaboraram-se 22 itens, em forma de escala Likert de 5 pontos, que contemplam situações e desafios do cotidiano das escolas nas quais o professor deveria marcar o quanto julga que o conjunto de professores de sua escola é capaz de enfrentar com êxito aqueles desafios. Participaram do estudo 229 professores e professoras, atuantes em diversos níveis de escolaridade, em vários municípios brasileiros. Uma análise fatorial exploratória pelos componentes principais e rotação varimax, assumido o valor próprio de 2,0 como critério, revelou uma estrutura unifatorial que explica 51,26% da variância dos itens. Verificou-se também o alto nível consistência interna da escala, estimada pelo alfa de Cronbach (r= 0,95). Sugeriram-se novas pesquisas do gênero, bem como aplicações do questionário em estudos nacionais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.