Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
estratégias cognitivas e metacognitivas, motivação intrínseca e extrínseca, educação básica.Resumo
Este trabalho teve por objetivos avaliar a frequência de uso de estratégias de aprendizagem, identificar a motivação para aprender e explorar a relação entre essas duas variáveis numa amostra de 314 alunos do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de duas escala Likert: uma referente às estratégias de aprendizagem e outra relativa à motivação intrínseca e extrínseca, ambas com muito boas propriedades psicométricas. A estatística descritiva do uso de estratégias e das orientações motivacionais revelou uma tendência grupal em torno do ponto médio das escalas. Correlações positivas foram encontradas entre uso de estratégias de aprendizagem e motivação intrínseca. Os dados foram discutidos à luz da literatura e foram extraídas implicações educacionais bem como sugestões de futuras pesquisas.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.