Breve Histórico da Seleção de Pilotos Militares e do The Pilot Aptitude Tester

Autores

  • Maurício Pereira da Costa Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo
  • Iraí Cristina Boccato Alves Instituto de Psicologia (LITEP) - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

testes de aptidões específicas, seleção de pilotos, avaliação psicológica.

Resumo

Este estudo apresenta um breve histórico sobre a seleção de pilotos militares e uma descrição de um novo instrumento para essa finalidade. Desde a Primeira Guerra Mundial há um grande investimento na seleção de pilotos militares por parte das Forças Aéreas com o intuito de diminuir os altos custos envolvidos na formação do piloto militar através da diminuição do atrito (fracasso) na instrução aérea. Porém, foi na Segunda Guerra Mundial que os testes psicológicos, que mensuravam aptidões psicomotoras e cognitivas, passaram a ser mais efetivos em predizer a aptidão para a pilotagem, contribuindo para a diminuição do atrito encontrado nas instruções aéreas. Um dos poucos testes voltados especialmente para a seleção de pilotos é o The Pilot Aptitude Tester (PILAPT), que possui uma bateria de seis testes que avaliam aptidões psicomotoras e cognitivas voltadas para a atividade aérea e foi adquirido pela Força Aérea Brasileira para ser inserido em sua seleção de pilotos militares.

Biografia do Autor

Maurício Pereira da Costa, Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

Doutorando do Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Laboratório de Técnicas de Exame Psicológico (Litep) do Instituto de Psicologia (IP) da USP.

Iraí Cristina Boccato Alves, Instituto de Psicologia (LITEP) - Universidade de São Paulo

Coordenadora do Laboratório de Técnicas de Exame Psicológico (Litep) do Instituto de Psicologia (IP) da USP. Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

Publicado

2017-03-16

Como Citar

Costa, M. P. da, & Alves, I. C. B. (2017). Breve Histórico da Seleção de Pilotos Militares e do The Pilot Aptitude Tester. Avaliação Psicológica, 16(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11269

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.