Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Maria Gislaine Marques Perassinoto Prefeitura de Vinhedo
  • Evely Boruchovitch Unicamp
  • José Aloyseo Bzuneck UEL

Palabras clave:

estratégias cognitivas e metacognitivas, motivação intrínseca e extrínseca, educação básica.

Resumen

Este trabalho teve por objetivos avaliar a frequência de uso de estratégias de aprendizagem, identificar a motivação para aprender e explorar a relação entre essas duas variáveis numa amostra de 314 alunos do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de duas escala Likert: uma referente às estratégias de aprendizagem e outra relativa à motivação intrínseca e extrínseca, ambas com muito boas propriedades psicométricas. A estatística descritiva do uso de estratégias e das orientações motivacionais revelou uma tendência grupal em torno do ponto médio das escalas. Correlações positivas foram encontradas entre uso de estratégias de aprendizagem e motivação intrínseca. Os dados foram discutidos à luz da literatura e foram extraídas implicações educacionais bem como sugestões de futuras pesquisas.

Biografía del autor/a

  • Maria Gislaine Marques Perassinoto, Prefeitura de Vinhedo
  • Evely Boruchovitch, Unicamp
  • José Aloyseo Bzuneck, UEL

Publicado

2016-09-13

Número

Sección

Estudo Teórico

Cómo citar

Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental. (2016). Avaliação Psicológica, 12(3). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8199

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