Eficácia coletiva de professores: Evidências de validade de construto de um instrumento de avaliação

Autores

  • José Aloyseo Bzuneck Universidade Estadual de Londrina
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas
  • Sueli Edi Rufini Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

professores, eficácia coletiva, análise fatorial

Resumo

Resumo

O presente artigo descreve o processo de construção e levantamento de evidências de validade de construto de um instrumento brasileiro para medir a eficácia coletiva de professores. Elaboraram-se 22 itens, em forma de escala Likert de 5 pontos, que contemplam situações e desafios do cotidiano das escolas nas quais o professor deveria marcar o quanto julga que o conjunto de professores de sua escola é capaz de enfrentar com êxito aqueles desafios.  Participaram do estudo 229 professores e professoras, atuantes em diversos níveis de escolaridade, em vários municípios brasileiros. Uma análise fatorial exploratória pelos componentes principais e rotação varimax, assumido o valor próprio de 2,0 como critério, revelou uma estrutura unifatorial que explica 51,26% da variância dos itens.  Verificou-se também o alto nível consistência interna da escala, estimada pelo alfa de Cronbach  (r= 0,95).   Sugeriram-se novas pesquisas do gênero, bem como aplicações do questionário em estudos nacionais.

Biografia do Autor

  • José Aloyseo Bzuneck, Universidade Estadual de Londrina
    Professor Titular do Departemento de Educação da Universidade Estadual de Londrina
  • Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas
    Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
  • Sueli Edi Rufini, Universidade Estadual de Londrina
    Professora do Departemento de Educação da Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2016-09-29

Edição

Seção

Estudo Teórico

Como Citar

Eficácia coletiva de professores: Evidências de validade de construto de um instrumento de avaliação. (2016). Avaliação Psicológica, 13(3). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9274

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