Eficácia coletiva de professores: Evidências de validade de construto de um instrumento de avaliação

Autores

  • José Aloyseo Bzuneck Universidade Estadual de Londrina
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas
  • Sueli Edi Rufini Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

professores, eficácia coletiva, análise fatorial

Resumo

Resumo

O presente artigo descreve o processo de construção e levantamento de evidências de validade de construto de um instrumento brasileiro para medir a eficácia coletiva de professores. Elaboraram-se 22 itens, em forma de escala Likert de 5 pontos, que contemplam situações e desafios do cotidiano das escolas nas quais o professor deveria marcar o quanto julga que o conjunto de professores de sua escola é capaz de enfrentar com êxito aqueles desafios.  Participaram do estudo 229 professores e professoras, atuantes em diversos níveis de escolaridade, em vários municípios brasileiros. Uma análise fatorial exploratória pelos componentes principais e rotação varimax, assumido o valor próprio de 2,0 como critério, revelou uma estrutura unifatorial que explica 51,26% da variância dos itens.  Verificou-se também o alto nível consistência interna da escala, estimada pelo alfa de Cronbach  (r= 0,95).   Sugeriram-se novas pesquisas do gênero, bem como aplicações do questionário em estudos nacionais.

Biografia do Autor

José Aloyseo Bzuneck, Universidade Estadual de Londrina

Professor Titular do Departemento de Educação da Universidade Estadual de Londrina

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Sueli Edi Rufini, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departemento de Educação da Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Bzuneck, J. A., Boruchovitch, E., & Rufini, S. E. (2016). Eficácia coletiva de professores: Evidências de validade de construto de um instrumento de avaliação. Avaliação Psicológica, 13(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9274

Edição

Seção

Estudo Teórico