Autoeficácia em desenvolvimento de carreira em estudantes do ensino médio

Autores

  • Lucy Leal Melo-Silva Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

autoeficácia, aprendizagem, desenvolvimento profissional, orientação vocacional.

Resumo

Este estudo objetivou analisar a autoeficácia em desenvolvimento de carreira em estudantes do ensino médio, regular e técnico, em função do tipo de escola, sexo e nível socioeconômico familiar, com base na Teoria Social Cognitiva de Carreira, em estudantes da terceira série do ensino médio (N= 241), de duas escolas públicas. O Inventário de Autoeficácia em Desenvolvimento de Carreira (CD-SEI-Br) foi aplicado coletivamente em sala de aula. Os resultados mostram os indicadores de precisão da medida e a superioridade dos resultados médios dos alunos de nível socioeconômico mais favorecido no sentido de expressarem mais confiança na sua capacidade de desenvolvimento de carreira, em relação ao planejamento de carreira, à preparação para busca de emprego e à procura de emprego. Discute-se as implicações de fracas crenças de autoeficácia no desenvolvimento de carreira de jovens e destaca-se a necessidade de intervenções, especialmente com jovens provenientes de famílias socioeconomicamente desfavorecidas. 

Biografia do Autor

Lucy Leal Melo-Silva, Universidade de São Paulo

Mara de Souza Leal é psicóloga, Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Rua: Padre Manoel Bernardes, nº 739, Jardim Maria Goretti, 14030-280, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Lucy Leal Melo-Silva é psicóloga, Livre Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP. Editora Associada da Revista Brasileira de Orientação Profissional e pesquisadora do CNPq

Maria Odília Teixeira é psicóloga, Professora Auxiliar da Universidade de Lisboa. É membro do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa. 

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Melo-Silva, L. L. (2016). Autoeficácia em desenvolvimento de carreira em estudantes do ensino médio. Avaliação Psicológica, 14(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9923

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.