Adaptabilidade de carreira e autoeficácia ocupacional: relações com variáveis de carreira

Autores

  • Ana Paula Salvador Universidade São Francisco
  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Trabalhadores, Desenvolvimento Profissional, Ajustamento Ocupacional

Resumo

Os trabalhadores desenvolveram recursos para ajustar-se as novas carreiras. Entre esses recursos está a adaptabilidade de carreira e a autoeficácia ocupacional. Este trabalho teve como objetivo verificar há relação entre a adaptabilidade de carreira e a autoeficácia ocupacional com variáveis que caracterizam a carreira do trabalhador. A amostra contou com 351 trabalhadores com idades entre 18 e 65 anos (M = 33,48; DP = 9,81), 220 (62,7%) participantes eram do sexo feminino. Foram respondidos de forma online três instrumentos, um questionário sociodemográfico, a Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) – Brasil e a Escala de Autoeficácia Ocupacional – Versão Reduzida. Os resultados encontrados indicaram que indivíduos que apresentam mais crenças de autoeficácia ocupacional, demonstram todas as dimensões da CAAS mais desenvolvidas. A dimensão Controle e a autoeficácia se mostraram como preditoras dos níveis de satisfação com a ocupação atual e com os rendimentos mensais, além da faixa de rendimentos que o trabalhador possui.

Biografia do Autor

Ana Paula Salvador, Universidade São Francisco

Graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano (2014). Especialista em Avaliação em Psicológica pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Minas - Campus Poços de Caldas (2017). Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica em Contexto de Trabalho e Carreira, pela Universidade São Francisco-USF (2018). Atualmente cursa doutorado em Psicologia pela USF.

Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, Universidade São Francisco

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Atualmente é docente e foi vice-coordenador (2014-2016) do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica) e do curso de graduação em Psicologia da mesma universidade. Professor visitante do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É editor-chefe da Revista Psico-USF (Qualis A2). Presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) - gestões 2015-2017 e 2017-2019 e membro da comissão organizadora do XIII Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira da ABOP - Setembro/2017 - Campinas/SP. Bolsista Produtividade do CNPq 2.

Publicado

2019-07-02

Como Citar

Salvador, A. P., & Ambiel, R. A. M. (2019). Adaptabilidade de carreira e autoeficácia ocupacional: relações com variáveis de carreira. Avaliação Psicológica, 18(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/16853

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.