Produção científica em avaliação psicológica no contexto educacional: enfoque nas variáveis socioemocionais

Autores

  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel Universidade São Francisco
  • Carla Priscila da Silva Pereira Unviersidade São Francisco
  • Thaline da Cunha Moreira Universidade São Francisco

Palavras-chave:

avaliação psicológica, desempenho acadêmico, psicologia escolar, habilidades sociais

Resumo

O presente estudo teve por objetivo mapear a produção científica sobre avaliação psicológica no contexto educacional com ênfase em variáveis socioemocionais, no período de 2005 a 2013. Foram analisados 178 artigos. Nos resultados, observou-se picos de publicação nos anos de 2006 e 2009, sendo que a grande maioria dos artigos analisados foram publicados em português e principalmente por dois ou três autores. Além disso, os resultados também permitiram observar que a amostra predominante nos estudos era de estudantes do ensino fundamental e com variação de 101 a 200 participantes. Em relação às palavras-chave, Habilidades Sociais foi o principal termo utilizado, ainda que os instrumentos mais frequentes sejam de avaliação de desempenho cognitivo. Estes resultados ressaltam a necessidade de investimentos em pesquisas de avaliação de variáveis socioemocionais no contexto educacional, estabelecendo a relação destas com desempenho e sucesso acadêmico. As limitações e direções futuras são comentadas.

Publicado

2016-10-14

Como Citar

Ambiel, R. A. M., da Silva Pereira, C. P., & Moreira, T. da C. (2016). Produção científica em avaliação psicológica no contexto educacional: enfoque nas variáveis socioemocionais. Avaliação Psicológica, 14(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/10434

Edição

Seção

Artigo de Revisão