Processo de construção e busca de evidências de validade de conteúdo da Equalis-OAS.

Autores

  • Carolina Sturm Trindade Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) http://orcid.org/0000-0003-3210-5360
  • Sérgio Kakuta Kato Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Léia Gonçalves Gurgel Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Caroline Tozzi Reppold Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Palavras-chave:

Psicometria, Estudos de validação como assunto, Educação em saúde, Materiais de ensino.

Resumo

É apresentado o processo de construção e busca de evidências de validade de conteúdo de uma escala para avaliar a qualidade dos objetos de aprendizagem da área da saúde, sob os preceitos da psicometria clássica. Considerou-se, além da fundamentação teórica coerente e análise de juízes, o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o a Razão de Validade de Conteúdo (RVC), práticas pouco alusivas nos artigos de psicologia referentes a avaliação de instrumentos psicológicos. Foi definido como critério de exclusão de um item, aquele que apresentasse IVC menor ou igual a 0,85 e ao mesmo tempo RVC menor que 0,54. De um total de 84 itens, obteve-se a eliminação de 38. Este resultado é considerado satisfatório como evidência para a validade de conteúdo. Contribui-se, assim, para a proposição de novos instrumentos voltados para o ensino na área da saúde adotando-se uma abordagem contextualizada e sistêmica.

 

Biografia do Autor

Carolina Sturm Trindade, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Carolina Sturm Trindade possui graduação em Informática pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra RS) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em Educação a Distância (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC-RS), especialista em Informática em Saúde (UNIFESP). Doutoranda do PPG Ciências da Saúde da UFCSPA, Professora Adjunta da UFCSPA - Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas . E-mail: carolt@ufcspa.edu.br. Áreas de Interesse: Informática em Saúde; Educação a distância; educação continuada na área da saúde; avaliação; validade de instrumentos; objetos de aprendizagem.

Sérgio Kakuta Kato, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Sérgio Kakuta Kato possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando do PPG Ciências de Reabilitação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Consultor estatístico do Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS da Universidade de Caxias do Sul e professor Assistente da UFCSPA e PUCRS. E-mail: sergiok@ufcspa.edu.br.

Léia Gonçalves Gurgel, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Léia Gonçalves Gurgel é Fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela UFCSPA. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Caroline Tozzi Reppold, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Caroline Tozzi Reppold é Psicóloga, Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, docente dos PPGs Ciências da Saúde, Ciências de Reabilitação e Psicologia e Saúde da UFCSPA. Bolsista produtividade do CNPq. 

Publicado

2018-04-15

Como Citar

Trindade, C. S., Kato, S. K., Gurgel, L. G., & Reppold, C. T. (2018). Processo de construção e busca de evidências de validade de conteúdo da Equalis-OAS. Avaliação Psicológica, 17(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14501

Edição

Seção

Nota Técnica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.