Evidencias de validade da Escala de Obsessões e Compulsões para adolescentes

Autores

  • Caroline Tozzi Reppold UFCSPA
  • Léia Gonçalves Gurgel UFCSPA
  • Claudio Simon Hutz UFRGS

Palavras-chave:

Transtorno obsessivo-compulsivo, Obsessão, Compulsão, Psicometria, Adolescência

Resumo

Há uma escassez de instrumentos próprios para avaliação de transtorno de humor na adolescência. O objetivo desse artigo é apresentar evidências de validade de estrutura interna da Escala para Avaliação de Obsessões e Compulsões de Adolescentes dos 11 aos 17 anos de idade. A escala foi respondida por 1022 alunos de escolas públicas e particulares, com idade média de 14,2, sendo 54% do sexo feminino. Análises fatoriais indicaram que a escala é composta por dois fatores. O Fator 1 concentra sentenças que representam fenômenos cognitivos e sensações relacionados à obsessão/compulsão. Já o Fator 2 refere-se a ações que podem ser indicadoras de compulsão. A escala apresenta bons indicadores de precisão. Uma das limitações é o fato dos dados serem exclusivos da população gaúcha. Novos estudos são recomendados para verificar a validade clínica da escala e a possibilidade de ampliar as evidências de validade para outras populações.

Biografia do Autor

Caroline Tozzi Reppold, UFCSPA

Psicóloga, Pós-Doutora em Psicologia. Professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Professora do PPG Ciências da Saúde e do PPG Ciências de Reabilitação da UFCSPA. Bolsista produtividade do CNPq.

Léia Gonçalves Gurgel, UFCSPA

É Fonoaudióloga formada pela UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde na UFCSPA, com ênfase em Métodos Diagnósticos e Epidemiologia das Doenças. Bolsista de Doutorado do CNPq.

Claudio Simon Hutz, UFRGS

Psicólogo, Pós-Doutor em Psicologia. Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista produtividade do CNPq.

Publicado

2016-10-03

Como Citar

Reppold, C. T., Gurgel, L. G., & Hutz, C. S. (2016). Evidencias de validade da Escala de Obsessões e Compulsões para adolescentes. Avaliação Psicológica, 14(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9651

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>